O que significa cheiro das águas?

Perguntado por: ibarbosa . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 6 votos

A Bíblia diz que apenas o cheiro das águas já traz vida à árvore seca, reno-vando todas as suas folhas a fim de que ela volte a crescer viçosa e a produzir muitos frutos. Sua vida espiritual também pode ser renovada.

A Bíblia fala sobre a água de muitas maneiras diferentes – como um símbolo de destruição (Gênesis 6–9), um símbolo de limpeza (ex. Êxodo 30:18), um símbolo de benção (Jeremias 17:8) e como um símbolo de necessidade espiritual (Salmo 42).

Introdução: A árvore cortada como símbolo da vida humana que tem um início, um meio e um fim. O livro de Jó é um dos mais antigos da Bíblia, que trata da dor e sofrimento humano. Jó fala sobre a árvore cortada, que simboliza a vida humana.

Pedro saiu do barco e começou a andar sobre as águas na direção do Salvador. Como o vento estava soprando muito forte, Pedro ficou com medo. Ele começou a afundar e gritou para que Jesus o salvasse. O Salvador agarrou a mão de Pedro e perguntou-lhe por que não tinha exercido mais fé.

Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado.

Deus deu a Adão e Eva o direito de escolha, ou seja, o livre-arbítrio. Por que Deus colocou no Jardim uma árvore da qual o homem não poderia comer? Para dar a Adão e Eva o direito de escolha, ou seja, o livre-arbítrio.

Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.”

Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto”.

A água é a origem da vida e o elemento de regeneração corporal e espiritual, o símbolo da fertilidade, da pureza, da sabedoria e da virtude.

A água simboliza purificação e, em muitas religiões, é usada para benzer, para curar e purificar, eliminando todo o mal e representando vida nova, a exemplo dos ensinamentos da Bíblia Sagrada.

O SIMBOLISMO DA ÁGUA NAS TRADIÇÕES RELIGIOSAS
A água é um bem comum considerado um patrimônio da humanidade, pois ela é o alicerce da natureza. Sem ela não haveria vida na terra, por isso precisamos ter todo cuidado para não desperdiçá-la, para o bem de todos..

Archaeopteris

A primeira árvore pode ter sido a Wattieza, cujos fósseis foram encontrados no estado de Nova York em 2007, datando do Devoniano Médio (cerca de 385 milhões de anos atrás). Antes desta descoberta, Archaeopteris era a primeira árvore conhecida.

Salmos 92:12 - O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano. Salmos 92:13 - Os que estão plantados na casa do SENHOR florescerão nos átrios do nosso Deus.

Simbologia da Árvore da Vida
Ela representa a diversidade e a ancestralidade comum de todas as espécies. Cada parte da árvore – raízes, tronco e ramos – representa uma dimensão ou plano de existência. As raízes estão conectadas à terra, representando o mundo material e físico.

Pedro incentivou os santos a estarem sempre prontos para testificar de Jesus Cristo e a viverem em retidão para que conseguissem eliminar as falsas acusações feitas contra eles. Ele ensinou que Jesus Cristo pregou o evangelho no mundo espiritual após Sua morte.

O olhar de Jesus é aquele que compreende, que acolhe, agrega. Quando Pedro negou o Senhor, a angústia, culpa e o remorso corroeram o coração dele; o olhar de Pedro encontrou o de Jesus e houve um grande impacto.

Mas Jesus logo lhes falou: “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!” Então Pedro lhe disse: “Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água”.