O que significa chamar uma pessoa de dona?

Perguntado por: ofigueiroa . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 10 votos

Tratamento dispensado a senhoras de alta linhagem. Axiônimo usado em geral no tratamento das senhoras casadas ou de certa condição social.

Em Brasília, a palavra "dona" quer dizer namorada, ficante, "peguete". Você conhece a minha dona?

Masculino: dom ou dono.

- Título honorífico, ou simplesmente um título que antecede o nome de qualquer mulher adulta a quem se deseja demonstrar cortesia, deferência ou respeito: “Dona Estefânia, posso falar com a senhora um minutinho? Acertamos o negócio com (a) Dona Moira Alcântara”. Observe que, neste caso, dona (abreviatura D.)

Dona abrevia-se D. ª; mas também pode ser antropónimo/antropônimo e, então, não é costume abreviar a palavra. D. ª é uma forma de tratamento de reverência usada para anteceder o nome de uma senhora que se respeita.

Significado de Prima-dona
[Pejorativo] Pessoa egocêntrica, narcisista, cheia de caprichos, que tem o hábito de exigir coisas descabidas. Designação usada para se referir a qualquer cantora de ópera; diva.

Significado de minha vida: É uma gíria expressada quando se fala com o(a) namorado(a)

A pessoa te considera adorável
Quando ela te chama de meu bem, significa que te considera uma pessoa fofa, que precisa ser amada, protegida e valorizada. Ao chamá-lo de meu bem, ela quer que você saiba que estará ao seu lado nos bons e nos maus momentos.

Ela está mostrando carinho e apreço por você. Isso é apropriado especialmente se vocês estiverem em um relacionamento romântico; Ela está usando “amor” como um termo carinhoso, como chamar alguém de “querido” ou “docinho”; Ela usa o termo para mostrar fortes sentimentos por você.

1 arrendatário, caseiro, locatário, inquilino, rendeiro. 2 capataz, feitor, familiar, granjeiro, residente, morador, habitante, habitador, locatário, olheiro.

5) No caso específico de Dona, a forma abreviada mais corriqueira é o d. ou D. (o emprego da minúscula ou maiúscula é facultativo, assim como na forma por extenso - dona Maria ou Dona Maria): assim, d. Maria ou D.

“Seu”, nesse caso, é uma forma popular de abreviar a palavra “senhor”. Além da variação “seo”, também é possível encontrar o termo, sobretudo em autores da primeira metade do século XX, grafado em itálico ou mesmo entre aspas, como forma de frisar sua essência “errada”.

Etimologia (origem da palavra dom). Do latim dominus, "senhor".

Exemplos de pronomes de tratamento: você, senhor ou senhora, vossa senhoria, vossa excelência, vossa magnificência, vossa santidade, vossa reverendíssima, entre outros.

Donas é o plural de dona.

No Brasil, Senhora é o pronome de tratamento formal para mulheres casadas ou mais velhas. Uma jovem de 19 anos, casada, deverá ser tratada por senhora. Já as solteiras devem ser tratadas por senhorita. Não nos dirigimos a uma pessoa mais velha, que não se conheça, utilizando “você”.

Dona maria é um termo popular que caracteriza a mulher, uma dona de casa que está casada há muitos anos e vive para fazer trabalhos domésticos e cuidar da família. Aquela mulher é uma tremenda dona maria, já não se importa com a vaidade.

Dona Dulce é uma senhora que mora em uma casa no meio da floresta. Em sua única aparição na história A Bruxa dos Doces, a turma acha que ela é a Bruxa dos Doces, mas depois ela revela ser uma ótima cozinheira que prepara doces divinos.