O que significa chamar uma pessoa de Chernobyl?

Perguntado por: imoreira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Meme Chernobyl – Como o nome da cidade ganhou tons de piada online. O meme Chernobyl faz referência ao maior acidente nuclear da história para nomear pessoas e eventos considerados muito tóxicos. O nome Chernobyl é conhecido mundialmente por conta da maior catástrofe nuclear da história, ocorrida em 1986.

Um planeta Cachinhos Dourados (do inglês Goldilocks planet) é uma gíria para um hipotético exoplaneta localizado na zona habitável de uma estrela; geralmente o termo é usado especificamente para planetas semelhantes ao tamanho da Terra (ou seja, análogo à Terra).

Em 26 de abril de 1986, a área de Chernobyl foi palco do maior acidente nuclear da história, quando um reator explodiu durante um teste de segurança na usina, liberando 200 toneladas de material radioativo na atmosfera.

Como mencionado, o acidente de Chernobyl aconteceu devido a falhas humanas durante um teste de segurança. O objetivo desse teste era determinar o tempo em que as turbinas continuavam operantes, a baixas potências, após uma queda de energia.

Na manhã de 26 de abril de 1986, o núcleo do reator 4 da central nuclear de Chernobyl na Ucrânia da era soviética entrou em fusão e explodiu, causando o pior desastre nuclear da História. Os números oficiais de mortos continuam a ser 31 - aqueles que morreram naquela noite, dois funcionários da central e bombeiros.

O material de Chernobyl sofria fissão de forma controlada para geração de energia elétrica. No acidente, esse material foi exposto, liberando grande quantidade de urânio e de seus produtos de fissão em uma região ampla por um período prolongado.

Acidente nuclear
Conhecida como zona de exclusão, o território em um raio de 30 quilômetros ao redor da usina ainda está fortemente contaminado e é proibido firmar residência nesta área. No momento, as forças russas controlam a enorme usina nuclear de Zaporizhzhia.

Os números de 2022 da organização mostram que 2700 pessoas estão atualmente empregadas em Chernobyl. A maior parte delas vive em Slavutych, uma cidade-satélite da central elétrica construída após o acidente, a 50 quilômetros do epicentro da catástrofe.

Apesar da ficção nas histórias dos personagens, a produção se inspira em acontecimentos reais para mostrar a missão dos mergulhadores, que de fato foi realizada por três homens — Borys Baranov, Valerii Bespalov e Oleksiy Ananenko, todos engenheiros-chefes de uma das seções do reator.

Eles eram os engenheiros Alexei Ananenko e Valeri Bezpalov, e o supervisor de turno Boris Baranov, que entrou na água contaminada escura, encontrou uma válvula de escape, drenou uma poça de água e evitou outra explosão.

Especialistas disseram que levará pelo menos 3 mil anos para que a área se torne segura, enquanto outros acreditam que isso é muito otimista. Pensa-se que o local do reator não se tornará habitável novamente por pelo menos 20 mil anos, de acordo com relatório de 2016.

cidade de Fukushima

Ao contrário do que muita gente pensa, o lugar mais radioativo do mundo não é Chernobyl — embora esse tenha sido um dos piores acidentes nucleares da história da humanidade. Hoje, os maiores níveis de radiação nocivos ao corpo humano e ao meio ambiente são encontrados na cidade de Fukushima, no nordeste do Japão.

Dependendo dos fatores de exposição, principalmente da forma como se deu a exposição, a radiação pode permanecer por muitos e muitos anos na superfície ou no corpo de um indivíduo.

Em 1983, na cidade de Chernobyl, foi concluída a construção de uma usina nuclear contendo quatro reatores, no qual juntos produziam aproximadamente 10% de toda a energia elétrica consumida pela região atualmente conhecida como Ucrânia.

O acidente de Chernobyl completa 37 anos hoje, dia 26 de abril.