O que significa CF cá no ultrassom?

Perguntado por: ocruz . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 3 votos

A biometria fetal constituiu na obtenção das seguintes medidas: diâmetro biparietal (DBP), circunferência cefálica (CC), circunferência abdominal (CA) e comprimento do fêmur (CF).

Comparar DTC/CA, no ponto de corte obtido, com a relação comprimento do fêmur (CF) /circunferência abdominal (CA).

O perímetro cefálico (PC) varia conforme a idade gestacional do bebê. Assim, na maioria das crianças que nascem após nove meses de gestação, o PC de 33 cm é considerado normal para a população brasileira, podendo haver alguma variação para menos, dependendo das características étnicas e genéticas da população.

No exame de ultrassom obstétrico do segundo e terceiro trimestre, CC(circunferência cefálica) mede o redor da cabeça do bebê, podendo avaliar se há alguma assimetria ou 'achatamento'.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que seja considerada como referência de peso esperado os percentis 10 e 90. Ou seja, quando o peso do bebê está entre o percentil 10 e 90 ele é considerado adequado.

Para calcular o comprimento do seu bebê basta localizar no seu exame o tamanho do fêmur que o médico mediu durante o exame de ultrassom. O resultado poderá ser expresso em centímetros ou milímetros.

Comprimento Femoral:
Medida da porção calcificada da diáfise femural; Calibrador de medida nas junções da cartilagem com a porção calcificada.

Quando o tamanho da cabeça preocupa? Nos bebês nascidos a partir da 37ª semana gestacional, o perímetro cefálico pode variar de 33 a 35 cm. Só passa a ser estatisticamente anormal se ultrapassar 36 cm nas meninas e 37 cm nos meninos.

Uma maneira simples de calcular o tamanho do bebê é multiplicar o tamanho do fêmur por 7. Outro método mais preciso, porém mais complexo seria multiplicar o comprimento do fêmur em milímetros por 0,59 e depois somar 6,18 para descobrir o comprimento fetal em centímetros.

AU – altura uterina: usada para avaliar o crescimento do bebê.

Idealmente, gestações devem ter a idade gestacional determinada pela medida do CCN, entre 10 s e 13s6d (e entre 30 mm – 84 mm).

Foram mensurados os seguintes parâmetros: diâmetro biparietal (DBP), circunferência cefálica (CC), circunferência abdominal (CA) e comprimento do fêmur (CF). O peso fetal foi estimado utilizando-se a fórmula de Hadlock 4 parâmetros, e os resultados foram comparados com o peso no nascimento.

A posição cefálica é quando o seu filho fica com a cabeça para baixo e as costas viradas para a sua barriga. Essa é a postura considerada mais adequada para o nascimento do seu bebê.

Em alguns bebés, esta é uma situação completamente normal e pode ter muitas causas. No caso das crianças mais pequenas, o factor ao qual se deve prestar mais atenção, no caso da macrocefalia, é o rápido aumento no crescimento da circunferência craniana.

O perímetro cefálico aumenta, em média, 1 cm/mês durante o 1o ano; o crescimento é mais rápido nos 1ºs 8 meses, e até os 12 meses o cérebro completa metade do seu crescimento pós-natal, correspondendo a 75% do tamanho adulto.