O que significa cetona positivo na urina?

Perguntado por: aespinosa . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

Cetonas na urina são um sinal de que o corpo está a utilizar gordura para ter energia em vez de usar a glicose. Isto pode ser porque não há insulina disponível suficiente para levar a glicose a partir da corrente sanguínea para as células e ser usada para produzir energia.

Isso pode ocorrer em jejum muito prolongado, distúrbios do metabolismo dos carboidratos (diabetes) ou alcoolismo agudo. Estados hipercatabólicos (febre) também podem provocar o aparecimento de corpos cetônicos na urina, por aumento na produção e na filtração glomerular.

As cetonas devem começar a desaparecer em horas se a insulina for administrada em doses suficientes.

A presença de corpos cetônicos no sangue e na urina, em quantidades baixas, é uma situação normal (15 a 20 mg por litro de sangue), elevando-se em situações de baixa disponibilidade de glícidos, como no estado de jejum ou em presença de dietas alimentares de onde estes estejam ausentes.

O teste de cetona no sangue fornece um sinal de alerta rápido, preciso e precoce, de que o nível de cetonas está subindo e que seu corpo está fora de equilíbrio. Ao saber disso, medidas podem ser tomadas em casa para evitar o CAD, evitando, assim, a ida para o hospital.

A ingestão de altos níveis de acetona pode produzir inconsciência e dano na mucosa da boca. O contato da substância com a pele provoca remoção de gorduras e pode causar dermatite e lesões superficiais.

As cetonas podem ser encontradas na natureza em flores e frutos e até em nossos organismos (em pequena quantidade), fazendo parte dos corpos cetônicos na corrente sanguínea. Esse composto é empregado para fabricar alimentos e perfumes.

As cetonas são substâncias ácidas que vão desequilibrar o Ph do sangue, ou seja, vão causar um desequilíbrio na composição sanguínea, que se não for tratado pode levar até ao coma e à morte. Como os pacientes diabéticos tipo 1 não produzem insulina, a cetoacidose é uma complicação mais comum nestes pacientes.

Quando a produção é muito alta pode levar ao quadro de cetose com cetonemia e cetonúria presentes. Outra particularidade e a eliminação do excesso da acetona o que leva a um hálito com odor característico. A consequência mais danosa é a formação do quadro de cetoacidose o que pode levar um indivíduo a morte.

Com a ausência de carboidratos da alimentação, o organismo utiliza ácidos graxos e isso acelera a produção de corpos cetônicos. O excesso de corpos cetônicos é excretado na urina sob a forma de sais de sódio, provocando acidose sanguínea, desidratação, podendo resultar em coma e morte.

O que é cetose e como ela surge
Esse processo é importante para o cérebro, pois esse órgão não utiliza outras fontes de energia alternativas a partir de gorduras e proteínas. Os corpos cetônicos estão sempre presentes no sangue e seus níveis aumentam durante o jejum e exercício prolongado.

Pode testar seu nível de cetonas usando tiras de urina (cetonúria) ou tiras de teste no sangue (cetonemia) com um medidor de glicemia que faça também o teste de corpos cetónicos no sangue.

As plantas que são utilizadas nesse procedimento são a soja, o girassol e o amendoim. As cetonas também podem ser encontradas em frutos e flores (odor da violeta), geralmente estão em estado líquido e possuem um cheio agradável, sendo muitas vezes utilizadas na fabricação de perfumes e alimentos.

Sinais de que você alcançou a cetose

  • mau hálito, causado por uma cetona chamada acetona;
  • perda de peso;
  • apetite reduzido;
  • dor de cabeça;
  • náusea;
  • confusão mental;
  • fadiga.

Cetonas ou corpos cetônicos
As causas mais comuns são o diabetes, o jejum prolongado e dietas rigorosas. Outras situações menos comuns incluem febre, doença aguda, hipertireoidismo, gravidez e até aleitamento materno. Normalmente a produção de cetonas é muito baixa e estas não estão presentes na urina.

Valores normais: Negativo. Interpretação: O teste é utilizado na cetoacidose diabética, onde os corpos cetônicos se encontram elevados. Podem também estar presentes no jejum prolongado, sobretudo em crianças em estados hipercatabólicos e febris.

A hemoglobina glicada é um exame capaz de medir o índice glicêmico no organismo, ou seja, os níveis de açúcar presentes no sangue. O exame serve para controlar o diabetes já existente e para diagnosticar a pré-diabetes e diabetes de pacientes que ainda não sabem que têm a doença.