O que significa cessado no meu INSS?

Perguntado por: icarvalho9 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

O que significa benefício cessado? De forma simples, é quando o benefício é cancelado e o pagamento extinto. A cessação do benefício tem caráter definitivo, mas pode ser revertida. Atenção: benefício cessado é diferente de bloqueio ou suspensão, este último tem caráter provisório.

Quanto tempo leva? Em média 30 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

Todo auxílio-doença deverá ter uma data de cessação. Caso não seja informada a DCB a Lei diz que o benefício deve ser cessado em 120 dias, com exceção de quem está em processo de reabilitação profissional.

Quando o segurado recebe a notícia que seu benefício será cessado, é preciso entender qual a razão dessa extinção. Uma das maneiras mais utilizadas para verificar é ligar para o atendimento do INSS, pelo número 135. Outra forma de descobrir o motivo da cessão é acessar o site ou aplicativo Meu INSS.

O que é benefício concedido? Benefício concedido é o termo que aparece na carta de concessão do INSS e significa que o contribuinte teve o benefício aprovado. Ou seja, que já é possível receber os valores do benefício.

Benefício cessado significa que, para o INSS, o benefício chegou ao fim. Após a cessação, o INSS deixa de pagar o benefício ao segurado, já que entende que deixou de ter essa obrigação. É diferente do bloqueio ou suspensão, com caráter temporário.

Como funciona o período de graça após cessação do benefício? Após a cessação de benefício por incapacidade, a qualidade de segurado será mantida por até 12 meses. Ou seja, esse será o direito após a cessação do benefício de acordo com o Decreto n. 10.491/2020 e do o art.

A consulta da situação do benefício na CAIXA pode ser realizada pela central de atendimento CAIXA, 111, opção 7, ou 0800 726 0207, opção 7. No App CAIXA Trabalhador é possível verificar a situação da parcela do benefício, a data da última prova de vida realizada e o calendário de pagamentos .

Trabalho, Emprego e Previdência

  1. Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique no botão “Novo Pedido”; Digite “reativação de benefício”; Na lista, clique no nome do serviço/benefício; ...
  2. Receber resposta. Para acompanhar e receber a resposta do seu processo: Entre no Meu INSS; Clique no botão “Consultar Pedidos”;

45 dias

Na verdade, de acordo com o Regulamento da Previdência Social (Decreto 3.048/1999), esses 45 dias se referem ao tempo estipulado para a implantação do benefício. Isto é, após a concessão do seu pedido, o INSS tem até 45 dias para iniciar o pagamento.

Confira, a seguir, quem fica de fora da avaliação do INSS: Maiores de 60 anos que recebem aposentadoria por invalidez ou pensão. Aposentados por invalidez ou segurados do auxílio-doença que recebem o benefício há mais de 15 anos e que e tenham mais de 55 anos de idade. Pessoas portadoras do vírus HIV.

Normalmente, essa conclusão de que o benefício deve ser cessado ocorre em 3 situações: Ausência de pedido de prorrogação do auxílio-doença; Não comparecimento à perícia do INSS; e. “Reprovação” na perícia do INSS.

Quando o INSS concede o auxílio-doença, a data final é informada no próprio documento de concessão e estabelecido o prazo de 30 dias para o recurso de prorrogação. O prazo passa a contar a partir do dia em que foi comunicada a concessão.

A partir do momento em que o segurado começa a receber o benefício de aposentadoria por incapacidade permanente, ele não pode voltar a trabalhar, mesmo que seja em outra atividade. Caso haja alguma contribuição ao INSS ou denúncia de que o aposentado está em atividade laboral, será cessado o benefício.

Diferença entre benefício cessado e indeferido no INSS
Já o benefício indeferido é aquele que você pediu para o INSS e ele negou, onde entendeu que os requisitos legais não estavam cumpridos para que o benefício fosse concedido, ou seja, ele nem mesmo foi iniciado.

30 dias

Quanto tempo demora para reativar benefício suspenso? O site do INSS pede pelo menos 30 dias, mas a lei autoriza que suas decisões ocorram em até 60 dias se a prorrogação for justificável por acúmulo de serviço, fila de análise, ou outra motivação expressa. (artigo 49 da lei 9.784/99).

1. ato ou efeito de cessar; fim ou interrupção de uma atividade, de um estado, de um fenómeno, etc. 2.

Como saber se meu requerimento foi aprovado no INSS? Você pode realizar a consulta pelo site meu.inss.gov.br e clicar em consultar pedido para saber se foi indeferido ou deferido.