O que significa Cervicobraquialgia crônica?

Perguntado por: earaujo . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

A cervicobraquialgia é uma condição de dor na região cervical que é distribuída pelos membros superiores, causada pela compressão nervosa na região cervical. Essa compressão pode ter várias causas, mas a causa mais frequente é a má postura.

Apresentando um ou mais desses sintomas por mais de dois dias, procure um médico especializado. Se a cervicalgia crônica for acompanhada por algum outro sintoma neurológico, como alteração de força e sensibilidade, o problema pode ser mais sério.

Objetivamente, o principal sintoma da cervicalgia é a dor na região do pescoço, ombro e cabeça, além da dificuldade em movimentar o pescoço e a sensação de peso nos ombros.

Para aposentar por invalidez a incapacidade precisa ser total e permanente, como no caso da cervicobraquialgia bilateral.

A postura errada é uma das principais causadoras de dores e problemas que envolvem a coluna cervical. No caso da cervicobraquialgia, a má postura pode desencadear os sintomas de dores agudas.

A cervicobraquialgia é, geralmente, tratada, sobretudo, com recursos da Fisioterapia. A fisioterapia especializada pode ajudar no alívio dos sintomas e na prevenção de crises. Cirurgia, normalmente, não é a primeira alternativa de tratamento da cervicobraquialgia.

Dolamin Flex 125 mg + 50 mg 12 comprimidos revestidos.

Os principais sintomas da Cervicobraquialgia são a dor no pescoço, a dor no braço e também na mão. Em geral, é um desconforto ininterrupto e, em alguns casos, incapacitante. O paciente também pode sentir a perda de força e certa limitação dos movimentos dos membros afetados.

Uma das doenças na coluna muito comuns é a cervicalgia, popularmente conhecida como torcicolo. Apesar de parecer inofensiva, a patologia pode afastar muitas pessoas do trabalho. Na sua fase crônica, ela pode ser o motivo do afastamento por mais de 15 dias, o que gera direito ao auxílio-doença.

Como é o tratamento para cervicalgia? Em casos de complicação com compressão nervosa, o tratamento da cervicalgia pode demandar terapias alternativas para alongamento, fortalecimento muscular e correção da postura, como reequilíbrio da coluna (RCV), reeducação postural (RPG) ou pilates.

Os sintomas mais comuns da dor na coluna cervical ou torcicolo são dor e rigidez no pescoço, podendo ou não irradiar para a região dos ombros e braços. Muitas vezes associamos a alguma postura errada após dormir ou até mesmo mudanças de temperatura como o uso de ar-condicionado.

O paciente com dor cervical pode ter vários padrões de dor diferentes. A dor pode ser puramente na face posterior do pescoço, pode acometer algum dos lados do músculo trapézio, supraespinhosos, romboide e escalenos.

O diagnóstico da cervicalgia é feito por um médico especialista em coluna, normalmente, ortopedista. Quando o paciente for à consulta, é importante não omitir detalhes do médico e falar das dores, das atividades do dia a dia, dos exercícios, etc.

Se a cervicalgia pode causar dor e rigidez na nuca, dores de cabeça, desconforto ao movimentar a cabeça, formigamento no pescoço e tontura; a cervicobraquialgia ocorre quando a dor está em um dos lados e segue para o ombro e braço, sendo causada, entre outras coisas, pelo pinçamento ou dano a algum nervo responsável.

Discopatia é a maior causa de dor na coluna
A doença do disco (discopatia) e suas consequências são a maior causa de dor na coluna.

CID M54 é o código para Dorsalgia, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

Lombalgia ou dor na coluna lombar é considerada um sintoma, e pode estar associada a patologias mais graves. A sensação de dor na região da coluna lombar, também chamada de lombalgia, é um dos problemas mais comuns relatados nas clínicas ortopédicas.

A cervical inflamada pode ser notada pela dor local, rigidez e o comumente conhecido torcicolo. Também pode causar uma dor que irradia para braços e ombros.

Selecionando exercícios para aliviar a dor

  • Caminhar de forma ereta, com a cabeça em posição neutra. ...
  • Posição neutra supina da cabeça. ...
  • Retração supina. ...
  • Retração do pescoço em pé ou sentado. ...
  • Exercitando quando a dor diminui. ...
  • Exercícios de fortalecimento.