O que significa cervicite crônica com metaplasia epidermóide Endocervical?
A cervicite, também conhecida por endocervicite, é uma inflamação do colo do útero provocada por uma variedade de organismos. Já a cervicite crônica é uma alteração no colo do útero que não causa problemas a mulher e acomete em maior proporção mulheres após o parto e que usam pílula.
O que é cervicite crônica tem cura?
A cervicite tem cura e o tratamento depende da causa. Os tratamentos das DSTs são conhecidos e abrangentes. Enquanto o paciente ainda estiver com a inflamação, é recomendado evitar qualquer tipo de relação sexual, até o cumprimento do tratamento, para não haver reinfecções.
O que causa cervicite crônica com metaplasia escamosa?
Esse quadro costuma ser assintomático e geralmente está associado a doenças e infecções sexualmente transmissíveis. A cervicite crônica, por sua vez, é causada por algum tipo de trauma sofrido pelo colo do útero.
O que é metaplasia epidermóide?
– Metaplasia é uma alteração reversível na qual um tipo celular diferenciado (epitelial ou mesenquimal), é substituído por outro tipo celular de mesma linhagem (Robbins & Cotran, 2015). É um processo adaptativo.
O que é metaplasia plana Endocervical?
OBJETIVO. A metaplasia tubária (MT) endocervical é uma lesão benigna, classificada como pseudoneoplásica, que tem sido confundida com o adenocarcinoma in situ. Caracteriza-se pela substituição do epitélio mucoso endocervical por três tipos celulares: ciliado, secretor e intercalar.
Quem transmite a cervicite?
Essa doença é causada por bactérias, muitas delas naturais da flora vaginal, ou transmitidas por meio de relação sexual.
Tem cura para cervicite?
Assim que a causa da cervicite é identificada, o médico ajusta os medicamentos adequadamente. , a infecção geralmente persiste por toda a vida. Os medicamentos antivirais conseguem controlar, mas não curar essas infecções.
O que significa cervicite crônica no colo do útero?
A cervicite é a inflamação do colo do útero e pode ser dividia em dois tipos: Crônica: sem relação com infecções, mas com trauma, produtos químicos e alergênicos como: látex de preservativos, diafragma, cremes etc.; Aguda: infecções frequentemente assintomáticas.
O que é uma metaplasia?
É A TRANSFORMAÇÃO DE UM TECIDO ADULTO DIFERENCIADO EM OUTRO TIPO DE TECIDO ADULTO, IGUALMENTE DIFERENCIADO. Representa uma substituição adaptativa de células sensíveis ao stress por tipos celulares mais capazes de suportar o ambiente hostil.
Quem tem cervicite crônica pode ter filhos?
Cervicite crônica
Se não tratada, a cervicite pode provocar infertilidade e complicações como gravidez ectópica, quando o feto se desenvolve fora do útero.
Porque ocorre a metaplasia escamosa no colo do útero?
Metaplasia escamosa imatura como resultado do exame citopatológico de colo uterino significa uma reparação, ou seja, decorre de lesões da mucosa do colo com exposição do estroma e pode ser originado por quaisquer agentes que determinem um processo inflamatório (candidíase, vaginose bacteriana, etc), sendo geralmente a ...
Qual o melhor remédio para cervicite?
O tratamento da cervicite consiste em:
- Para infecção por clamídia: Azitromicina ou doxiciclina, tomadas por via oral até que os resultados dos exames estejam disponíveis.
- Para gonorreia: Ceftriaxona, administrada através de uma injeção intramuscular única, mais azitromicina, tomada em dose única por via oral.
O que a metaplasia pode causar?
Sintomas. A metaplasia intestinal não costuma causar sintomas, mas está mais frequentemente associada à infecção por H. pylori e pode evoluir para gastrite e úlceras gástricas e intestinais.
Quais as consequências de uma metaplasia?
Portanto, a metaplasia representa geralmente uma mudança indesejada. Além disso, o mesmo estímulo, hostil, que gerou a metaplasia, se persistir, pode induzir a transformação neoplásica. Dessa forma, temos o carcinoma de células escamosas no trato respiratório e o adenocarcinoma no esôfago de Barrett.
Quais os 4 tipos de metaplasia?
O epitélio glandular da endocérvice pode sofrer vários tipos de metaplasia: escamosa, tubária, endometrial, intestinal e urotelial.
Quando o resultado do Papanicolau é preocupante?
Qual o resultado do preventivo é preocupante? Papanicolau classe I – ausência de células anormais. Papanicolau classe II – alterações celulares benignas, geralmente causadas por processos inflamatórios. Papanicolau classe III – Presença de células anormais (incluindo NIC 1, NIC 2 e NIC 3).