O que significa CEI CNO no INSS?

Perguntado por: ldinis . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

O Cadastro Específico do INSS (CEI) está sendo substituído pelo Cadastro Nacional de Obras (CNO). Este é um novo banco de dados que armazena informações cadastrais de obras de construção civil e de seus responsáveis. As antigas matrículas do CEI que ainda estiverem ativas devem ser migradas para o CNO.

Você precisará de conta gov.br ou código de acesso para acessar o e-CAC.

  1. Acesse o sistema CNO (no e-CAC);
  2. Clique em Consultar obra;
  3. Clique sobre o número da obra que deseja consultar.

O Cadastro Nacional de Obras (CNO) é o banco de dados, gerenciado pela Receita Federal, que armazena informações das obras de construção civil. Esse cadastro é necessário para que você possa solicitar a Certidão de Regularidade Fiscal, ao final da sua obra.

Basta acessar o site do CEI, informar o número do CPD que você deseja consultar e clicar no link para gerar a primeira senha. Após esse primeiro passo, é possível criar uma senha de acesso a uma área exclusiva. É nela que você vai encontrar todas as movimentações registradas em um determinado CPF.

De forma obrigatória: A partir de 15/01/2019* *A partir de 15/01/2019, o CAEPF substituirá o Cadastro Específico do INSS – CEI. Número identificador: Será formado pelos nove primeiros dígitos do CPF, seguidos por um sequencial numérico, composto por 3 dígitos, e 2 dígitos verificadores.

O número de cadastro específico do INSS (CEI), pode ser consultado diretamente no site da Receita Federal, além de haver possibilidade de recuperar o número de matrícula que pode ter se perdido em outras anotações de papéis, ou simplesmente se esqueceu.

Onde encontrar o CEI? A consulta de matrículas CEI pode ser realizada no site oficial da Receita Federal. Acesse o sistema, informe o número do CPF, a senha e o código de confirmação. Caso ainda não tenha uma senha, é só cadastrar.

O CEI, ou Cadastro Específico do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), é utilizado por pessoas físicas que por lei, são comparadas a empresas. São pessoas comuns que ao exercerem suas atividades, possuem um status de empresa.

Como fazer a inscrição de uma obra no CNO? Realizar a inscrição de uma obra no CNO é uma tarefa muito fácil, que pode ser feita de maneira totalmente virtual, por meio do preenchimento de um formulário eletrônico diretamente no e-CAC, acessando o endereço eletrônico da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br).

  1. Acesse o sistema CNO (no e-CAC) Para realizar o cadastro de uma obra no CNO, é muito simples. ...
  2. Inscrever Obra Nova no CNO. ...
  3. Clicar em Atendimento pela internet. ...
  4. Empregador / Contribuinte. ...
  5. Inscrever ou Alterar Obra. ...
  6. Preencha com as informações. ...
  7. Imprimir comprovante de inscrição e situação cadastral.

Diante do exposto acima, a composição numérica do CNO permanecerá com o mesmo formato do CEI ou seja, com 12 caracteres.

Portanto, devem ser inscritas no CNO todas as obras de construção civil, com exceções de reformas com valor pequeno. A inscrição deve ser realizada em um prazo não superior a 30 dias, contando o início das atividades, na qual deverão ser informados todos os responsáveis pela obra em questão.

Assim, é permitido ao proprietário do imóvel, que pode ser pessoa física ou jurídica, realizar esse cadastro. A construtora responsável pela obra também pode fazer o CNO, por meio de um agente definido no momento da contratação.

1,5%, não inferior a R$ 50,00, do valor da obra de construção civil, no caso de pessoa física.

Para verificar se o CEI está cadastrado no seu Certificado Digital ICP, será necessário entrar em contato com a Autoridade Certificadora responsável pela emissão do documento.

Criada em 1991, a Comunidade dos Estados Independentes (CEI) constitui-se num bloco político-econômico que reúne 12 das 15 repúblicas que formavam a antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

O CEI organiza os saldos do investidor em diferentes mercados, além do mercado acionista, como o mercado de opções, a termo e futuros. Lembrando que a atual B3 é composta pela BM&FBovespa e a Cetip, sendo que o acesso ao CEI garante acompanhar investimentos dos dois segmentos.

Em 23/11/2018 foi publicada a Instrução Normativa RFB nº 1.845 de 2018, que institui o Cadastro Nacional de Obras (CNO) em substituição ao Cadastro Específico do INSS (CEI), conhecido como Matrícula CEI de Obras.

Como tirar uma matrícula no CEI? Para tirar a matrícula CEI, o contribuinte pode se encaminhar a qualquer unidade de atendimento da Receita Federal do Brasil, ou pode fazer todo o procedimento pela internet, sem precisar sair de casa.

Continuar lendo Onde encontro o CEI CNO?