O que significa Cefé?

Perguntado por: tnogueira2 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

A palavra "café" vem do árabe Kahoua ou Qahwa (o excitante) e designa: o fruto do cafeeiro; bebida preparada por infusão de água quente com café torrado e moído; lugar público onde se tome café ou outras bebidas; cor café, um marrom escuro que lembra o grão de café torrado.

De acordo com os especialistas, o grão torrado citado no livro de Samuel seria o café, que muitos acreditam ter sido descoberto no século IX. Muita pesquisa ainda deve ser feita, mas o café continua sendo o nosso líquido sagrado de todos os dias.

Além de delicioso, o café faz bem para a saúde e pode ser um aliado na luta contra doenças como câncer, Alzheimer, depressão, estresse e diabetes. Além disso, ajuda na digestão e até no rejuvenescimento das células do corpo.

A palavra "café" é originária do termo árabe “qahwa”, que significa vinho. Segundo uma antiga lenda, por volta do século VII, um pastor etíope chamado Kaldi descobriu por acaso as qualidades estimulantes do café.

Muitos já aprenderam que o café veio da África, da Etiópia para ser mais específico, e que a Europa foi responsável em difundir o consumo da bebida pelo globo. Mas, o que poucos sabem é que um pastor de cabras africano (com a ajudinha de um monge) foi o grande responsável em descobrir seu uso/consumo.

A cafeína, presente no café, tem propriedades ergogênicas, que aumentam a produção de energia do organismo, diminuindo o cansaço e a dor durante os exercícios físicos, e melhorando o desempenho físico e mental.

Mórmons

Os Mórmons são ensinados a não beber nenhum tipo de bebidas alcoólicas (ver D&C 89:5–7). Os Mórmons são também ensinados a não beber “bebidas quentes”, referindo-se ao café e a qualquer tipo de chá que não seja chá de ervas (ver D&C 89:9), e a não fumar (ver D&C 89:8).

Reza a lenda que o café foi descoberto no século IX, nas terras altas da Etiópia. A história conta que um pastor chamado Kaldi notou que as cabras ficavam mais ativas quando comiam os frutos de certa planta. E quando ele decidiu provar esses frutos, também se sentiu com mais energia.

Cafezista, de acordo com algumas das definições do dicionário, é aquela pessoa que gosta muito de café.

Durante o jejum é bom consumir bebidas que trazem bem-estar, como água de coco, chás de camomila, erva-doce, capim-cidreira, hortelã, hibisco e carqueja. O café aumenta a ansiedade e a vontade de comer.

Significado de café corajoso: Diz-se daquele café que é servido sem qualquer acompanhamento.

Além do bem estar, tomar uma xícara de café pode ter vários efeitos positivos no organismo, até mesmo influenciando positivamente na saúde. Existem pesquisas que apontam que tomar café aumenta a expectativa de vida, é eficaz para evitar doenças degenerativas (como Parkinson e Alzheimer), depressão e câncer de pele!

Beber café uma hora antes de uma atividade ajuda na performance, pois estimula a produção de endorfinas e traz maior prazer e sensação de bem-estar. Também, melhoram o humor e auxiliam na diminuição do nível de estresse, como também trazem benefícios ao raciocínio e a memória.

O Café Filosófico é um movimento cultural no qual a manifestação de ideias e pensamentos podem ocorrer fora dos métodos tradicionais de ensino.

Brasil é o país

Há séculos a ideia de que o Brasil é o país do café permeia a cultura nacional. Não é sem motivos: o grão foi o principal produto de exportação nacional durante muitas décadas, sendo um personagem constante no desenvolvimento do país pós-imperial.

Foi em 1727 que o oficial português Francisco de Mello Palheta, vindo da Guiana Francesa, trouxe as primeiras mudas da rubiácea para o Brasil.