O que significa CBO especialidade?

Perguntado por: osiqueira9 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

A Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) é um documento que retrata a realidade das profissões do mercado de trabalho brasileiro. Foi instituída com base legal na Portaria nº 397, de 10.10.2002.

Como funciona a classificação
Linhas acima, você conferiu que a CBO é organizada por famílias de ocupações afins. Esses grupos são divididos em duas categorias de subgrupos, principais e específicos. e, depois, em subgrupos mais específicos, sempre de acordo com as atividades que são exercidas em cada função.

Todo empregado deve ter um cargo e todo cargo deve ser associado a uma CBO. Os códigos numéricos são divididos em famílias de ocupações ou títulos ocupacionais.

Dentre elas, está a CBO, uma sigla muito utilizada, mas pouquíssimo conhecida pelos empregados e até mesmo alguns empregadores. O Ministério de Trabalho e Emprego (MTE) decidiu criar a sigla com uma forma de identificar e reconhecer as ocupações no mercado de trabalho.

A CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) é um sistema desenvolvido pelo Ministério do Trabalho e Emprego que organiza e classifica as atividades profissionais existentes no país, facilitando a análise de dados estatísticos e o alinhamento entre os perfis ocupacionais demandados pelo mercado.

Existe CBO de desempregado? Como dito acima, o CBO foi feito para identificar todas as ocupações do mercado de trabalho brasileiro. Sendo assim, o indivíduo que não possui um emprego não terá um CBO definido.

Como encontrar o CBO na Carteira de Trabalho
Assim como todas as outras informações que a empresa coloca na carteira do empregado, o CBO deve aparecer nas folhas de contrato e você pode encontrá-lo no campo “n° CBO”. Ele é obrigatório neste documento e deve ser preenchido assim que o funcionário for contratado.

A média salarial de Oficial De Náutica é de R$ 16.752 por mês em Brasil, que é 31% maior do que a média salarial mensal da empresa Grupo CBO para essa vaga, que é de R$ 12.697.

9299-05

Qual o CBO para trabalhador autônomo? O código CBO para trabalhador autônomo é o 9299-05. Esse código representa o grupo "Trabalhadores autônomos e trabalhadores sem carteira assinada, excluindo os profissionais liberais".

Como obter a CBO? O usuário terá que entrar no nosso site www.mtecbo.gov.br, onde poderá realizar o cadastramento e concretizar o seu pedido.

Para verificar o nível de escolaridade exigido para cada ocupação, clique no link “BUSCAS”, “por título” ou “por código”, “Características de Trabalho”, campo (Formação e experiência).

O CNAE - Classificação Nacional de Atividades Econômicas trata das atividades empresariais, realizadas pela pessoa jurídica, e não tem equivalência direta com a atividade obreira, que é definida pela CBO - Classificação Brasileira de Ocupações.

O cargo serve para orientar o nível do trabalho, assim como as responsabilidades; ao passo que a função, por sua vez, oferece uma ideia geral sobre o trabalho. Na prática, um exemplo de função pode ser Gerente de Projeto de Construção, e um exemplo de cargo para essa função é Engenheiro Civil.

Código: código de 4 ou 6 dígitos referentes à família ocupacional ou à ocupação na CBO2002, respectivamente. Clicando-se em cada código é possível acessar as informações da família correspondente.

Sempre que o profissional for admitido, deve ter o código CBO da sua função apontado na sua carteira de trabalho. Isso porque é através dessa informação que o governo atribui os benefícios previdenciários e outros direitos trabalhistas.

O CBO auxiliar administrativo trata de documentos variados, e cumpre todo o procedimento necessário referente aos mesmos. Dessa forma, trabalham com softwares de edição, planilhas, apresentações e elaboração de relatórios.

Atendente Balconista - CBO: 5211-40.

1.1 CBO (Classificação Brasileira de Ocupações): 3222-05.

Como escrever a experiência profissional no currículo?

  1. Nome da empresa. Faça uma breve descrição da empresa ou entidade (caso seja um trabalho voluntário). ...
  2. Tempo em que ficou lá e cargo. ...
  3. Principais atividades/responsabilidades. ...
  4. Conquistas.