O que significa categoria 4 na mamografia?

Perguntado por: icaldeira . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

A categoria BI-RADS 4 é muito ampla, pois significa que há alterações na mamografia onde o risco varia entre 2% a 95% da lesão se tornar cancerígena. Essa categoria costuma ser dividida em 3 subcategorias, com o objetivo de definir melhor os resultados do exame.

Categoria 4 – os resultados da mamografia indicam algumas lesões que podem ser câncer – as chances aumentam para 20 a 35%.

Estágio 4. Este estágio aponta para um câncer de mama em estágio avançado, e devem ser administrados medicamentos que atuem em todo o corpo eque possam inibir o avanço da doença por outros órgãos. Esse é o estágio em que se incluem procedimentos de terapia hormonal, quimioterapia e imunoterapia.

BI-RADS 1 significa achados negativos, ou seja, exame normal. BI-RADS 2 significa achados benignos e que não geram preocupação do ponto de vista de risco para neoplasia. BI-RADS 3 significa achados provavelmente benignos e necessitam de um acompanhamento. BI-RADS 4 significa achados considerados suspeitos para câncer.

BI-RADS 4A: lesão com baixa suspeita de malignidade – 2 a 10% de risco de câncer. BI-RADS 4B: lesão com moderada suspeita de malignidade – 11 a 50% de risco de câncer. BI-RADS 4C: lesão com elevada suspeita de malignidade – 51 a 95% de risco de câncer.

O papel da mamografia é identificar o câncer de mama, assim como outras alterações. Com sua alta tecnologia, o método consegue encontrar nódulos e microcalcificações. Além disso, tumores em fase inicial, quando ainda não são perceptíveis nem mesmo ao autoexame preventivo.

Dependendo do tipo de linfoma de estágio 4 que você tem, é possível curar o câncer. Mesmo que você não possa curá-lo, os tratamentos podem ajudar a prolongar sua vida e melhorar sua qualidade.

Exame com elevado risco de câncer. Nessa categoria, só pelo aspecto dos achados o radiologista percebe que se trata de lesão/alteração altamente suspeita de tumor de mama, acima de 95%. De qualquer modo, todos os casos que recebem essa classificação também requerem biópsia para a confirmação diagnóstica da doença.

Os estágios do câncer de mama são cinco, indo do zero ao quatro, e sendo IV o nível mais grave da doença. Assim, o câncer de mama é considerado avançado quando atinge o estágio IV. Nessa fase, ele pode ter se espalhado da mama ou axila para outras áreas do corpo.

Quando um nódulo na mama é preocupante? Todo nódulo palpável na mama deve ser analisado. Nódulos espessos, endurecidos e de bordas irregulares são mais preocupantes e merecem uma atenção especial, devendo ser avaliados prontamente por profissional médico e realizados os exames necessários.

O BI-RADS™ é classificado em 7 categorias que orientam os possíveis tratamentos. É sempre importante que haja a comparabilidade com o resultado de exames anteriores para identificar se a lesão do exame mais recente é nova ou se houve alteração em uma lesão que já existia anteriormente.

Estágio 1 – Câncer de mama em estágio inicial
Normalmente o câncer ainda possui um crescimento lento e possui menos propensão a atingir outros órgãos . Apresenta tumores menores ou iguais a 2 cm que ainda se limitam à mama, sem atingir os linfonodos.

Um nódulo sólido, indolor e com bordas irregulares é muito provável que seja um tumor maligno, mas os cânceres de mama podem ser sensíveis ao toque, macios ou redondos. Eles podem até ser dolorosos. Por esse motivo, é importante que qualquer nova massa, nódulo ou alteração na mama seja examinada por um médico.

Os nódulos benignos normalmente são mais macios e possuem bordas regulares na palpação. Já os nódulos suspeitos são duros e possuem bordas irregulares. O exame dos nódulos de mama sempre deve incluir o ultrassom de mamas. Quando a imagem for suspeita, é necessário também fazer uma biópsia por agulha.

Laudo de ressonância magnética de mama é o documento que contém dados sobre o paciente, sobre o exame, técnicas utilizadas, achados e conclusões, apontando se o resultado encontrado é normal ou anormal.

Já os tumores malignos são cancerosos. Caso suas células não sejam controladas, podem crescer e invadir tecidos e órgãos vizinhos, eventualmente se espalhando para outras partes do corpo.

Quais são os riscos da mama densa para a saúde? A mama densa pode ser perigosa para a saúde e apresentar um maior risco para o câncer de mama. Segundo Silvio, “quem tem uma mama muito densa pode ter de quatro a seis vezes mais risco de desenvolver uma doença mamária do que quem não tem.