O que significa casar com vestido de noiva preto?

Perguntado por: ivieira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

Dizem que o vestido preto era um sinal de luto (não como dizem de brincadeira, que casou morreu, não, rs). É que na Idade Média, durante o Feudalismo, os trabalhadores eram conhecidos como Vassalos, que trabalhavam em um regime escravo. Sendo assim, as noivas vestiam-se de preto em sinônimo de protesto.

A tradição de casar de preto nasceu como protesto, no tempo em que a noite de núpcias era com o senhor feudal”. “O vestido preto recorda o sofrimento da noiva quando ela era violentada pelo senhor feudal”.

Avril Lavigne, Sarah Jessica Parker, Ellen Pompeo e outras celebridades que se casaram de preto. Confira!

“O branco representa, como sabemos, a pureza e a inocência”, afirmou Peggy, uma representante da casa de vestidos de noiva Evénement. “Nos 90-2000 anos, observou-se a tentativa de jogar com outras cores nos vestidos de noiva, mas o branco acabou por se impor.

Porém, se for para um casamento, o look preto pode se tornar imprudente e destoar totalmente da proposta do evento. O preto simboliza as perdas, a dor e o luto para muitas culturas e, ainda que seja uma cor sofisticada, em cerimônias diurnas ou no campo pode pesar.

Algumas regrinhas devem ser seguidas na hora de escolher o modelito. É terminantemente proibido usar vestidos brancos, champagne, bege, off-white, nude ou de qualquer outro tom que possa se aproximar ao tom do vestido da noiva.

Evite o terno preto
Não é proibido, mas o azul escuro e outras gamas mais claras deste tom se tornam mais aconselháveis. Também o cinza e o bege em suas diferentes vertentes, dependendo do estilo, local e horário do casamento.

Se você for convidada para um casamento civil, o preto também não é a cor mais adequada. Continua sendo relacionado ao luto, de modo que o melhor é optar por outro tipo de cor e evitar o preto em nossa roupa. Se o casamento for de dia, um bom look com o qual acertaremos é um vestido de coquetel, na altura dos joelhos.

O vermelho representa o amor, a paixão, a autenticidade.

Já deve ter visto muitas convidadas de vermelho e, quem sabe, já não optou por um vestido desta cor, mas a verdade é que o protocolo de casamento a proíbe.

Como a noiva entra ao lado direito do pai, o buquê fica na mão direita. Mas, ao chegar no altar, é necessário trocar de mão, para subir no altar com noivo. E então as flores serão entregues a uma madrinha.

Os dois estavam casados desde 2015, quando subiram ao altar em uma igreja tradicional do Rio de Janeiro. Relembre aqui como foi o casamento deles : Preta Gil e Rodrigo Godoy se conheceram por meio de amigos em comum e ficaram juntos pela primeira vez no Baile da Favorita, no Rio de Janeiro.

A atriz Thaila Ayala disse 'sim' ao seu amado Renato Goés no último sábado, 5 de outubro. Os noivos optaram por fazer uma cerimônia bem intimista que aconteceu na Igreja do Carmo, em Olinda.

As noivas ocidentais amam usar branco, então no dia do casamento civil pode apostar nesta cor. Apesar disso, outras cores de vestido de noiva para casamento civil que você pode apostar são: nude, tons pastéis ou até vestidos levemente estampados.

Alguns dos significados dos vestidos de noiva de cores claras, ou tons pastéis, são: carinho, pureza, bondade, inocência, sensibilidade, ternura e romantismo. Essas cores são indicadas para os casamentos diurnos. LilásO vestido de noiva de cor lilás representa leveza e tranquilidade.

Para casamentos de dia a convidada deve evitar brilho, cores muito escuras como preto, por exemplo, e longos muito justos”, é a opinião de Juliana. O longo é permitido desde que seja fluído, de tecidos leves em tons pastel, estampados ou coloridos. O importante é criar um visual leve e adequado para o dia.

Assim como o sacerdote, ele usa preto para mostrar que, a partir daquele momento, morreu para si, a fim de que o outro viva. Isso é próprio do homem, e assim deve ser no casamento. São João diz, em suas cartas, que nós devemos ser puros como Deus é puro.

Atualmente, usar um vestido que não seja branco no casamento já não é considerado deselegante, pelo contrário, expressa que a noiva tem uma personalidade incrível e quer trazer um toque diferenciado para tornar seu vestido único e inesquecível.


Essa tonalidade representa uma escolha tradicional para a noiva e simboliza pureza e inocência. Tal tradição remonta ao século XIX, quando a Rainha Vitória se casou com um vestido branco, tornando-se um ícone de moda e inaugurando a tradição do vestido branco para as noivas.

Geralmente, não existe nenhum problema em usar preto nos casamentos - sempre e quando se trate de uma peça elegante e pouco excêntrica. No entanto, podem existir noivos que não se sentem cómodos com a ideia, pelo que é sempre recomendável perguntar ao casal se esta cor lhes importuna.

O tom de pele da noiva é um dos fatores decisivos na hora de escolher uma cor para o vestido. Porém, não existe uma regra. Cada noiva pode escolher a cor baseada em um conjunto de detalhes, como tom de cabelo, penteado, maquiagem.