O que significa carne na Bíblia Sagrada?

Perguntado por: imaldonado . Última atualização: 20 de maio de 2023
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No Novo Testamento, a carne é a manifestação humana de Cristo mas mantém a sua dissociação do espírito, incapaz de ser sagrada e tendendo sempre ao pecado. São frequentes as histórias e representações de santos a desprezarem e a mortificarem o seu corpo, como é o caso de S.

João listou três consequências dos desejos da carne. Desejo desenfreado por algo sem razão ou ilusão. A concupiscência dos olhos, porta de entrada. O materialismo inconseqüente.

Em Gálatas 5:19-21 Paulo descreve quais são os frutos da carne: "imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes". Os frutos da carne representam tudo que não provém de Deus.

Mais tarde, no Novo Testamento, Jesus eliminou essas regras e “declarou limpos todos os alimentos” (Marcos 7: 18-19): “Não há nada fora do homem que o possa contaminar se entrar nele, mas as coisas que procedem do homem são o que o contamina”.

A Carne é definida como os tecidos animais que são convenientes para o uso como alimentos, obtidos de animais sadios, respeitando técnicas higiênico-sanitárias durante o abate e manuseio posterior. Como conceito mais amplo, é freqüentemente empregado o termo no plural - carnes - envolvendo inclusive as vísceras.

* 1 Coríntios 10:13 - Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.

Gálatas 5:19-21 NVI
Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes.

12 Porque não temos que alutar bcontra a carne e o sangue, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os cpríncipes das dtrevas deste mundo, contra as hostes espirituais da emaldade nos lugares celestiais.

“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” Mateus 26.41

A Igreja Católica demonstrou sempre sua condenação aos chamados “prazeres da carne”, melhor dizendo “prazeres sexuais”. Nos Seminários, pelo menos nos meus tempos em que ali estive há mais de sessenta anos, era tido como pecado mortal qualquer prazer ligado ao sexo.

Como oposto ao espiritual, o carnal está associado à luxúria. Os prazeres carnais, nesse contexto, são os chamados “prazeres da carne”, relacionados ao prazer físico. Por exemplo: “Eu adoraria ter relações carnais com essa garota”, “Sinto desejos carnais”.

Esta distinção parece sugerir a existência de algo mais específico à própria a noção de carne: "Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia" (Gálatas 5:19).

A verdade é essa: quem nasce da carne é carne, quem nasce do humano é humano, mas quem nasce do Espírito é Espírito. Nascemos da carne pelos nossos pais e vivemos essa experiência humana, material e carnal; muitas vezes, deslumbramo-nos com ela, com o mundo em que estamos.

21 Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça.

8 Portanto, os que estão ana carne não podem agradar a Deus. 9 aPorém vós não estais na carne, mas no Espírito, se é que o bEspírito de Deus habita em vós. Mas se alguém não tem o cEspírito de Cristo, esse tal não é dele.

Trata-se antes de tudo da realidade carnal do corpo feito carne e sangue. É com o corpo que Jesus sofre e morre sobre a cruz. É esse corpo ferido que ressurge e que Jesus mostra e faz com que os discípulos O toquem.

Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. São Tomaz nos explica a diferença. Inspirado em Aristóteles ele explica que a realidade é composta por duas coisas: Substância e acidente. A substância é aquilo que é uma coisa na sua realidade mais profunda.