O que significa caranguejo na Umbanda?

Perguntado por: lmatamaria7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

O Caranguejo surge para te lembrar o valor inestimável da paciência. Ele nos ensina a apenas confiar no fluxo das águas da Vida, quando fluímos serenamente sem lutar contra as inevitáveis mudanças que encontramos em nossa jornada.

Dessa forma, o caranguejo está associado à doença, ao sofrimento e à dor de Kavungu. Assim como a quizila de mariscos, o caranguejo também está relacionado ao enredo narrativo mítico ligado às antipatias e domínios dos nkisi e dos orixás.

As pessoas que são iniciadas no candomblé não devem e não podem comer caranguejo, principalmente as pessoas iniciadas para o Orixá Omolú.

Do grego Karkinos ou “caranguejo”, a palavra somente seria utilizada depois que o médico Hipócrates, por volta de 400 a.C., achou semelhanças entre um tumor e os vasos sanguíneos a seu redor e um caranguejo com as patas espalhadas na areia.

Quarta constelação do zodíaco, ganhou esse nome porque os gregos viam nas estrelas o que parecem ser as patas de um caranguejo (cancer é o latim para o grego karkinos, caranguejo).

Sonhar que está pegando um caranguejo pode indicar um erro cometido no passado ou até mesmo a capacidade que você tem de reconhecê-lo. Também reflete o relacionamento que você tem com uma pessoa, ou seja, um “caranguejo” que indica ser alguém reservado, tímido e introvertido, que esconde seu mundo emocional.

Segundo Augras (2004), tais animais, por serem o prato votivo do orixá, devem ser evitados pelos seus filhos, como é caso do pato, animal sagrado para Yemanjá.

E a deusa não rejeita a carne de cobra. Já entre os alimentos que são sua quizila, isto é, aqueles alimentos que não podem ser consumidos ou ofertados ao orixá por fazer algum mal ou cortar seu axé, estão a tangerina, a carambola e os pombos.

Estão proibidas as relações sexuais e os pratos que não sejam os do seu orixá. Nem todos os terreiros seguem à risca todas as imposições. Mas pelo menos algumas têm de ser obedecidas: é parte do compromisso do abiã com o seu Orixá e o seu pai ou mãe-de-santo.

A imagem dele sempre aparece com um cachorro que lambia suas feridas, por isso é considerado também o protetor dos animais. Pode ser sincretizado também com São Roque e São Bento.

Galinha - que ampara seus pintinhos tem a proteção da senhora da fertilidade, Oxum. Búfalo - representa a força e audácia tem a proteção da Guerreira Yansã. Leão - o rei dos animais tem a proteção do Rei dos Orixás Xangô. Águia - por sua excelente visão tem a proteção da Dona dos olhos, Euá.

Um filho de Oxalá, pai de todos os orixás, não come azeite-de-dendê. O de Exu, malicioso e ambíguo, detesta óleo-de-coco. O de Oxóssi, caçador que vive embrenhado nas matas, evita a carne de assanhaço, coruja e urubu.

O signo Caranguejo em resumo: Carinhoso, meigo, um pouco infantil e extremamente sensível – eis o nativo de Caranguejo, que se carateriza por ser geralmente a pessoa mais meiga do grupo, que se preocupa com os outros, que se emociona facilmente, que adora receber mimos, beijinhos e abraços.

Escorpião

1 – Escorpião
Os nativos de escorpião podem ser considerados como fortes dentro do zodíaco. Este signo é resiliente e possui percepção emocional aguçada.

Câncer (21/6 a 21/7)
Os números da sorte são 2 e 9. Aposte para jogar em 11, 27, 29, 36, 38, 54 ou alguma outra combinação que tenha os números 2 e 9 como resultado.