O que significa capturar uma exceção?

Perguntado por: agoulart . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

Uma exceção é um objeto que deve ser capturado (catch): é nesse bloco que a exceção deve ser tratada. Um trecho de código pode ser executado sempre: bloco finally.

Condição provocada por uma situação excepcional que requer uma ação específica e imediata; Desvia o fluxo de controle do programa para um código de tratamento; Podem ser causadas por diversas condições: – Erros sérios de hardware; – Erros simples de programação; – Condições esperadas (não são erros).

O bloco catch trata a exceção lançada. Caso a exceção não seja esperada, a execução do código pula para o próximo catch, se existir. Portanto, se nenhum do bloco catch conseguir capturar a exceção, dependendo o tipo que for, é causada a interrupção ao sistema, lançando a exceção do erro.

Exceção significa algo que não é comum, que não faz parte das regras. A exceção ocorre quando acontece algo fora da regra comum, um fato inédito, que não era feito ou conhecido antes, e foi aberta uma exceção.

Exceção significa o ato de excluir ou excetuar. Excesso é o resultado do ato de exceder. Exemplo com exceção: Na festa de casamento comi de tudo, sem exceção!

Se não for tratado, o programa pode parar. O uso correto de exceções torna o programa mais robusto e confiável. Um bloco que tenta (try) chamar um método que pode disparar uma exceção deve tratá-la: chamada normal de um método, mas que deve estar em um bloco try {...}

Em sentido amplo, a exceção é um modo de defesa que não contradiz ,diretamente a pretensão do autor. Colocada a exceção na fórmula, a pedido -do réu, o juiz não pode pronunciar a condenação, mesmo provada a intentio, se demonstrada a adiectio.

Existem dois tipos de exceção: checadas e não-checadas:

  • Um método que propaga uma exceção checada deve declarar, explicitamente, que propaga essa exceção, do contrário ocorre um erro de compilação. ...
  • Até agora todos os exemplos lançavam exceções não-checadas.

Exceções são situações inválidas que ocorrem durante o processamento e impedem que o programa continue seu fluxo normal até que a situação seja de algum modo resolvida.

Caso em algum método precise lançar uma exceção, mas você não deseja tratá-la, quer retorna-la para o objeto que fez a chamada ao método que lançou a exceção, basta utilizar a palavra chave throws no final da assinatura do método.

Você pode gerar explicitamente uma exceção usando o C# throw ou a instrução Throw do Visual Basic. Você também pode lançar novamente uma exceção capturada usando a instrução throw .

Exceções é o plural de exceção. O mesmo que: vantagens, ressalvas, apanágios, exclusões, isenções, prerrogativas, privilégios, regalias, restrições.

A classe principal dessa hierarquia é a classe Throwable, ela representa qualquer coisa que possa ser lançada pelo Java, qualquer tipo de erro que pode acontecer pelo Java. Ela é o topo da hierarquia de erros. Logo abaixo dela, temos duas classes: a classe Error e a classe Exception.

1 exclusão, isenção, reserva, ressalva, restrição. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Desvio dos padrões convencionais: 2 desvio.

sem excepção
Todos ou todas as coisas sem nenhuma restrição. Origem etimológica:latim exceptio, -onis.