O que significa canhoto na Bíblia?

Perguntado por: dcosta . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

A designação “canhoto”, traduz uma expressão idiomática do hebraico que literalmente significa “restringido em sua mão direita”, embora essa não seja uma expressão hebraica usual para significar “canhoto”.

Canhoto formou-se, de facto, de canho, palavra de origem obscura e que significa «que é mais hábil com a mão esquerda do que com a direita», o mesmo que esquerdino, canhestro.

Pode ser considerado que sim, pois cerca de 10% da população humana é canhota, ou seja, no geral, uma em cada grupo de dez pessoas. A dominância cerebral é o que determina se a pessoa será canhota ou destra. O hemisfério direito do cérebro controla o lado esquerdo do corpo (mais ativo nos canhotos).

Os canhotos são geralmente mais hostis ao seu ambiente devido às respostas negativas que eles antecipam. Isso acontece, pois, a interação com um mundo criado principalmente por destros acaba gerando esse medo em pessoas que possuem mais habilidade com a mão esquerda.

Canhotos possuem maiores habilidades em outras partes do lado esquerdo do corpo além da mão. Entre elas: o pé, os olhos e a audição da orelha esquerda também costuma ser mais aguçada. 3. De acordo com alguns estudos, canhotos possuem uma melhor noção espacial e são melhores com números e matemática.

Durante boa parte da história da humanidade, quem escrevia com a mão esquerda sofria preconceito cultural, social e religioso. E houve casos até de pessoas queimadas vivas por “tamanho sacrilégio”. O que já foi considerado bruxaria, maldição ou superstição é, tão somente, uma questão de genética.

"O que este estudo mostra é que ser canhoto é apenas uma consequência do desenvolvimento biológico do cérebro. Não tem nada a ver com sorte ou maldade", disse o professor Furniss. "E é impulsionado, pelo menos em parte, pelas variantes genéticas que descobrimos. "Isso aumenta a compreensão do que nos torna humanos."

De acordo com da Universidade de Oxford, os canhotos tem menor chance de desenvolver doenças como o Parkinson e tem conexões cerebrais positivas em relação à sensitividade, sentimentos de esgotamento e níveis de preocupação.

Essa dominância, chamada de lateralidade, é cruzada, ou seja, “em um canhoto, a dominância do hemisfério cerebral é do lado direito; nas pessoas destras, ela vem do lado esquerdo”. A lateralidade é um fator já determinado no nascimento e não pode ser escolhido ou influenciado.

EUA

Os EUA têm o maior número de canhotos, só Nova York, reúne 12,8% deles. Índice bem acima dos países ibéricos Portugal, Espanha e Andorra (9,6%); Polônia (8,6%); Emirados Árabes Unidos (7,5%); Rússia (6%); Índia (5,8%); e Sudão (5,1%).

Porém, nem os especialistas entendem bem o porquê disso acontecer assim. Mas, geralmente, é um consenso que os canhotos desenvolvem a cognitividade mais rapidamente, pois precisam se adaptar a objetos que são projetados para destros.

Eles mostraram que a prevalência de canhotos se situa entre 9,34% (usando o critério mais rigoroso de canhoto) e 18,1% (usando o critério mais brando de não destros). A melhor estimativa geral é de 10,6%.

Mas pesquisadores descobriram também que os canhotos são mais propensos a se tornarem alcoólatras e disléxicos. Estudos apontam que os canhotos são mais suscetíveis a críticas e por isso mais facilmente intimidáveis. Por outro lado, costumam ficar raivosos com mais facilidade.

O domínio da mão, seja direita ou esquerda, quem determina é o cérebro. O lado direito controla a mão esquerda e o esquerdo a mão direita. Por essa razão, a uma criança canhota, não se pode obrigar a escrever com a mão direita. Não existe treinamento algum que a faça mudar.

Os canhotos provavelmente passam por algumas dificuldades que os destros nem imaginam, como se adaptar às carteiras que são especificamente feitas para o apoio do braço direito, o posicionamento dos mouses, o formato do abridor de latas, entre muitas outras situações.

5. Há pesquisas que apontam que os canhotos vivem, em média, nove anos a menos do os que destros. 6. Grande parte dos canhotos desenha figuras que se voltam para o lado direito.

Canhoto é aquele que desenha, pinta ou escreve com a mão esquerda. Quem prefere a direita é chamado de destro, e quem usa as duas mãos é chamado de ambidestro. Ser canhoto ou destro é determinado, em grande parte, pela genética.

Nos estudos da área foi por muito tempo dominante a explicação da lateralidade cerebral. De acordo com essa perspectiva, o lado esquerdo do cérebro controla o lado direito do corpo e vice-versa. Como a maioria das pessoas possui uma proeminência do lado esquerdo, há um maior número de destros.

O que lhes permite ainda ter uma visão diferente do mundo e resolver questões mundanas com maior facilidade. No rol das desvantagens são apontadas a discriminação e a falta de objectos adaptados a canhotos como as cadeiras escolares, as tesouras, os cadernos de argolas, o teclado do computador ou mesmo os smartphones.