O que significa Canções de TFM?

Perguntado por: hconceicao . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

A polêmica gerada pelo vídeo em que policiais militares entoam músicas com letras que incentivam a violência vai além de um caso isolado. Basta uma busca no Google para se ter noção do quanto as conhecidas “canções TFM” (Treinamento Físico Militar), podem “encorajar” a brutalidade.

A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) insere e desenvolve a base da preparação física nos Alunos (1º Ano da Formação Acadêmica Militar) por meio do Treinamento Físico Militar (TFM), já que os mesmos vêm do meio civil e precisam se adaptar à vida e à rotina militar, buscando uma maior saúde e ...

O que estou fazendo Pouca gente quer fazer A fome, o frio é grande E o sono é pra valer. Mas se me perguntarem Eu respondo em alto tom É no fogo bem mais forte Que se forja o aço bom”.

Treinamento físico militar (TFM) é a prática da educação física no meio militar. É caracterizado por atividades desportivas comuns como corridas, natação e esportes coletivos, e por atividades físicas específicas como pista de treinamento de circuito, ginástica com toros e provas do pentatlo militar.

Uma sessão completa de TFM compõe-se de três fases: aquecimento, trabalho principal e volta à calma.

Resposta verificada por especialistas
Durante a ditadura, os artistas e as pessoas em geral não podiam expressar suas opiniões se fossem contrárias às ideias defendidas pelo governo. Então, qualquer crítica era censurada e seus autores, punidos.

A Infantaria é uma das armas base do exército, integrante do sistema operacional manobra e é formada por combatentes aptos a atuar em diversos tipos de terreno e condições meteorológicas, podendo utilizar variados meios de transporte para ser conduzida à frente de combate.

Os dois mestres da música brasileira se conheceram em 1963, quando eram estudantes universitários em Salvador. Caetano era estudante de filosofia, e Gil cursava administração. Caetano sempre diz que aprendeu violão observando Gil dedilhar e que foi graças ao amigo que assumiu a profissão de músico.

O militar pode andar fardado na rua. Entretanto, o uso da farda fora do quartel deve ser em situações de cumprimento de serviço externo, ou seja quando o militar estiver indo para o quartel e/ou voltando para sua casa, ou quando estiver no cumprimento de missão e for necessário deslocar-se para o destino.

Usar, indevidamente, uniforme, distintivo ou insígnia militar a que não tenha direito: Pena - detenção, até seis meses.

Para responder o questionamento buscamos a resposta junto às leis brasileiras e o resultado foi categórico: é proibido o uso indevido de uniforme, distintivo ou insígnia militar por aqueles que não tiverem o direito de usá-la.

As musiquinhas militares, cantadas para dar coesão à tropa e incentivá-la a prosseguir no esforço físico, são uma atração à parte das provas criadas por certas forças, como o Corpo de Bombeiros, que realizou a 21ª edição de seu evento no início de julho, no Ipiranga.

Deve-se vibrar por estar no exército brasileiro, pois o exército brasileiro realiza a pela defesa do país em operações eminentemente terrestres, bem como realizar a defesa da ordem e dos poderes constitucionais.

Treinamento Intervalado Aeróbio
Este exercício visa melhorar o condicionamento cardiopulmonar do militar através de estímulos de corrida que variam da intensidade média para forte com intervalos de recuperação. A intenção é que, intercalando entre estímulos e recuperações, se evite que a fadiga seja alcançada.