O que significa Cananéia na Bíblia?

Perguntado por: mramos . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Os cananeus, são descritos na Bíblia como idólatras, profanos e ímpios, e a religião deles estava bem estabelecida na Palestina, antes da conquista Israelita. Entre as suas muitas divindades, Baal era o seu deus principal, junto com a deusa Astarote (1Reis, 11:5).

É um sistema montanhoso situado na parte meridional da Rússia, entre o mar Negro e o mar Cáspio.

A origem do nome Cananéia, vem da lenda mais antiga da região, que se refere à mulher do bacharel Mestre Cosme Fernandez que atribui-se a índia Caniné, filha do Cacique Maratayama (Mara = mar, tayama = terra).

Cananeia foi, portanto, um porto de abastecimento, de venda de escravos e ponto de partida até o território do Império Inca. Em 1532, o espanhol Francisco Pizarro, conquistou o Rei Branco, Atahualpa e sua montanha de prata Potosi.

ca·chor·ro |chô| 1. Cão com menos de seis meses; cão jovem. 2.

Segundo a egiptóloga Margaret Bunson, os cães "provavelmente foram domesticados no Egito nas 3.100 antes de Cristo”. Isso é muito tempo! Naquela época, os cães serviam para caçar, proteger a casa e também como animais de estimação.

Significado de Migalha
Coisa insignificante, sem relevância; nada. substantivo feminino plural Aquilo que sobra; sobejos, sobras.

Os cananeus (assim como os heteus, os amorreus, os fereseus, os heveus, os jebuseus e os girgaseus) foram os primeiros moradores da Terra Prometida antes de Israel chegar. Eles habitavam na região próxima ao Grande Mar (Mar Mediterrâneo) até o Norte, por isso também eram chamados de Siro-Fenícios.

Tiro foi fundada pelos fenícios em uma pequena ilha no litoral sul do atual Líbano no terceiro milênio a.C. e foi unida ao continente por aterros durante o reinado do monarca Hirão I (969-939 a.C.).

Cananeus ou canaanitas eram um povo que dominava parte do Oriente Médio e vivia em Canaã, em regiões que correspondem hoje ao Líbano, Israel, Jordânia e Síria. O termo "cananeus" incluía jebuseus, amorreus, heveus e girgaseus.

Através de uma cuidadosa leitura dos textos encontrados em Ugarit28 é possível perceber que Baal era considerado a divindade heroica da religião cananeia. Era conhecido como o deus da tempestade que enviava a chuva e fazia o grão crescer.

A religião cananeia incluía demonstrações de êxtase, orações emotivas e prostitutas no templo. Esta religião também personificava e divinizava as forças da natureza. Por conta dessas crenças, eles tinham valores invertidos, podendo ser promíscuos e até cruéis, como por exemplo, fazerem rituais com crianças.

Cananéia está situada no extremo sul do Litoral Paulista, no centro de um corredor biológico de 110 km que se estende desde a foz do Rio Ribeira em Iguape (SP) até a baia de Paranaguá (PR).

“A principal vantagem de morar em Cananéia é a vida tranquila, o verde da floresta, o barulho das águas, as chuvas que sempre caem, as estações do ano muito bem marcadas, as luzes do outono e o infinito ar puro. Respirar ar puro não tem preço”, argumenta Oliveira.

Associado à passagem entre a vida e a morte, guia das almas dos homens no seu percurso até ao paraíso ou guardião das portas do inferno, o cão é um símbolo do oculto e das artes adivinhatórias. Companheiro em vida, cumpre-lhe ser o guia dos seres humanos no mundo dos mortos.