O que significa Canaã em hebraico?

Perguntado por: apacheco . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

1 Terra rica e fértil. 2 Lugar prometido e ansiosamente esperado, como concretização de um sonho.

Canaã era, Comparada aos desertos circundantes, a terra de fartura, onde havia uvas e outras frutas, azeitonas e mel, daí ter sido vista por Abraão como a "terra prometida", "onde corre leite e mel".

Canaã passou então a ser por eles denominada terra de Israel.

Ela era chamada a cidade de Davi (Lc. 2:4). Hebrom Abraão (Gên.

Graça Aranha, o autor de Canaã

Cananeus ou canaanitas eram um povo que dominava parte do Oriente Médio e vivia em Canaã, em regiões que correspondem hoje ao Líbano, Israel, Jordânia e Síria. O termo "cananeus" incluía jebuseus, amorreus, heveus e girgaseus.

É dito que o Éden está envolvido por quatro rios, o Pison, o Gheon, o Tigre e o Eufrates, o que o situará na zona da Mesopotâmia, atualmente o Iraque.

Quando os hebreus chegaram a Canaã, encontraram a terra povoada pelos cananeus (povos originários da região) e filisteus.

O propósito por trás do nome
Canaã é o nome da Terra Prometida que Deus preparou para o Seu povo escolhido. Em Êxodo 33:1, Deus ordena a Moisés para sair do lugar onde estava e conduzir o povo em direção à terra que havia jurado a Abraão, Isaque e Jacó.

A religião cananeia incluía demonstrações de êxtase, orações emotivas e prostitutas no templo. Esta religião também personificava e divinizava as forças da natureza. Por conta dessas crenças, eles tinham valores invertidos, podendo ser promíscuos e até cruéis, como por exemplo, fazerem rituais com crianças.

Caná era uma pequena vila da Galileia onde Jesus Cristo realizou o seu primeiro milagre, e onde também curou o filho de um nobre. Segundo o Evangelho de João, era a residência de Natanael.

Antigo habitante de Canaã. 3. Língua da região de Canaã.

Conforme instruído pelo Senhor, Moisés enviou 12 espias para explorar a terra de Canaã e relatar o que encontraram. Depois que dez dos espias “infamaram” a terra (Números 13:32), os israelitas temeram que o povo fosse forte demais para ser conquistado e não tiveram fé suficiente para entrar na terra prometida.

Os filhos de Noé foram Sem, Cam (ou Cão/Cã) e Jafé, e os filhos de Cam foram Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã.

Josué

Josué 11 descreve mais batalhas que Josué e os israelitas venceram. O capítulo 11 também menciona que os israelitas lutaram “por muito tempo” contra alguns dos reis. Não sabemos por que a conquista dessas cidades pelos israelitas demorou mais do que a conquista das primeiras cidades contra as quais eles batalharam.

Seguindo a tradição de proferir bênçãos ou maldições aos filhos e descendentes, Noé, irritado com a afronta, amaldiçoou a geração de seu filho a ser serva de seus irmãos. O castigo de Canaan, filho de Cam, foi carregar a marca de um delito que ele não cometeu. Esse tom de denúncia é marcante.

Monarquia. Após se estabelecerem em Canaã, os hebreus deram início a uma fase de centralização do poder e expansão de suas fronteiras, o que resultou no surgimento da monarquia hebraica. Essa monarquia surgiu por meio de Samuel, o último juiz hebreu, que, no final do século XI a.C., decidiu coroar Saul como rei.

Terra de Israel

A Terra de Israel (Eretz Yisrael) é o berço do povo judeu.

Quando o Senhor livrou os israelitas do Egito, Ele disse que os conduziria à terra de Canaã, que era a terra que tinha sido prometida a Abraão, Isaque e Jacó e sua posteridade para sempre.

E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me. E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?