O que significa Calíope?

Perguntado por: oaragao8 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

Calíope é a musa da poesia épica. Filha de Zeus e Mnemósine (memória), é uma das noves musas, que têm por missão a inspiração dos seres humanos para que estes se tornem criativos na arte e na ciência.

Calíope significa a que tem uma bela voz e é a mais velha das irmãs. Considerada a musa da poesia, seus símbolos são o pergaminho, a tábua de escrever e o estilete. Sua missão divina é inspirar a humanidade para que se torne criativa e sábia.

Calliope, no entanto, nasceu com uma doença de pele plantada por Ares e, segundo as leis espartanas, ela era considerada fraca e deveria ser sacrificada.

Orfeu foi muito querido e amado por seus pais, mas passou por uma trágica história bem no dia do seu casamento. Ele estava prestes a trocar seus votos com Eurídice quando a mulher foi picada por uma serpente e morreu nos braços de seu amado.

Eram as nove filhas de Mnemósine ("Memória") e Zeus. O templo das musas era o Museion, termo que deu origem à palavra museu nas diversas línguas indo-europeias como local de cultivo e preservação das artes e ciências.

Na mitologia grega, as nove Musas são deusas de várias artes, tais como a música, a dança e a poesia. Abençoadas com maravilhosos talentos artísticos, elas também possuem grande beleza, graça e fascínio.

Morfeu

Não por acaso, o Sandman de Neil Gaiman se chama Morfeu. Afinal, esse era o nome do deus do sonho na mitologia grega – um dos mil filhos de Hipno, por sua vez, a personificação do Sono. O nome vem do grego e significa “a forma” ou “modelador”, de modo que indica a função desse deus.

Afinal, durante a última semana de junho, as primeiras imagens do set da segunda temporada de Sandman começaram a circular por toda a internet. Com isso, além de ficarmos sabendo do início das filmagens, também ganhamos um vislumbre de Orfeu, filho de Sonho e Calliope.

A personagem apareceu na edição de número 17 dos quadrinhos de Sandman. Calíope e Sandman tiveram um filho, Orpheus, que inclusive é mencionado no Episódio da série.

Com Mnemosyne (deusa da memória), Zeus teve diversas filhas que eram musas semidivinas que os gregos também veneravam: Clio (musa protetora e inspiradora da história), Euterpe (da música), Talia (da comédia e da poesia), Melpômene (da poesia trágica), Erato (da poesia amorosa), Terpsícore (da dança e canto), Polimnia ( ...

Calíope e Morpheus no passado foram amantes e tiveram um filho juntos, Orfeu. No entanto, seu relacionamento não acabou bem, com muitos ressentimentos de ambas as partes. Calíope assim como o ex amado fica prisioneira por anos, sendo violentada sucessivamente por Madoc.

Os Perpétuos ou Sem Fim (Destino, Morte, Sonho, Destruição, Desejo, Desespero e Delírio) são um grupo de seres que personificam vários aspectos do universo na série de história em quadrinhos Sandman, de Neil Gaiman.

Através de flashbacks da série em quadrinhos escrita por Marv Wolfman, Kratos se encontra com sua esposa Lysandra e eles têm uma filha chamada Calliope.

Morfeu

De acordo com a mitologia grega, Morfeu era um dos filhos de Hipnos, o deus do sono, e representava a personificação dos sonhos. Morfeu é descrito como um ser alado e metamorfo, ou seja, dotado da capacidade de assumir várias formas diferentes.

Calíope é a musa da poesia épica.

Segundo a mitologia grega, Morfeu era um deus filho de Hipnos, o deus do sono. Assim como o seu pai, ele dispunha de grandes asas que o fazia vagar silenciosamente pelos mais distantes lugares do planeta Terra. Ao aproveitar do repouso dos homens, Morfeu assumia formas humanas e ocupava os sonhos de quem quisesse.

SubstantivoEditar

SingularPlural
Masculinomusomusos

Originalmente consideradas deusas das belas artes, música e literatura, depois também abraçaram a História, Filosofia e Astronomia. A importância das Musas alcançou popularidade com os poetas que lhes atribuíram inspiração e gostavam de evocar sua ajuda.