O que significa calçar o sapato do Evangelho?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.2 / 5 8 votos

Segundo o Bispo, calçar os pés com a preparação do Evangelho da paz significa estar protegido e alicerçado na Palavra e não em cima de filosofias, doutrinas ou instituições humanas. Calçar os pés é para proteção, para que você tenha estabilidade, firmeza. Para que você não venha escorregar, ser ferido, mancar.

Antigamente, os soldados caminhavam muito por solos de diversos tipos, assim sendo, eles precisavam de um calçado que os protegesse, além de dar firmeza aos seus pés. Assim, nós temos de pensar qual tem sido o nosso calçado para anunciar o Evangelho, o que tem nos protegido e nos dado firmeza para anunciar a Salvação.

O calçado, tão ao nível do chão, representa a parte mais humilde ou a porção mais humilde de uma pessoa. João Batista disse que não era digno nem mesmo de tocar nas sandálias de Jesus (ver Mat. 3:11; Miq. 1:7; Atos 13:25).

Sapato revela status, atitudes, preferências sexuais e até posições políticas, como mostra instalação de designer mineira no Rio. Mulheres e sapatos têm uma relação intrínseca, que faz parte da essência.

Provavelmente você já ouviu a expressão “usar os sapatos do outro” ou, como em Carlotas, “olhar o mundo com os olhos do outro”. Tanto faz. O que queremos dizer com isso é se colocar inteiramente no lugar do outro e poder entender suas ações e sentimentos.

«Vou calçar umas meias» ou «Vou vestir umas meias»? A expressão correta é calçar umas meias. Quando nos referimos a peças de vestuário para usar nos membros superiores ou inferiores, isto é, nas mãos ou nos pés, utiliza-se o verbo calçar.

Ele usava alpargatas, como sugerido por múltiplas passagens da Bíblia (ver Mateus 3:11; Marcos 1:7, 6:9; João 1:27), e sabemos agora como eram as sandálias antigas usadas na Judeia, pois foram preservadas, em cavernas secas, pelo Mar Morto.

Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina!

A função das sandálias é calçar os homens, ajudando-os a caminhar e peregrinar sem ferir os pés. Mas se por um lado elas conferem àquele que as usa certo ar pomposo e dignidade, por outro lado elas são símbolos de humildade.

5 'Durante os quarenta anos em que os conduzi pelo deserto', disse ele, 'nem as suas roupas, nem as sandálias dos seus pés se gastaram.

Um Nike Air Max 97 original foi transformado em um 'tênis santo'. A empresa de design MSCHF decidiu criar os 'Jesus Shoes', com direito a crucifixo dourado amarrado no cadarço e água benta na sola. Assim, os consumidores se sentiriam mais abençoados. Além disso, o calçado tem um versículo da Bíblia costurado.

É um calçado bem aberto, cujo nome vem do Italiano scarpa, “sapato”. Essa palavra foi para o Italiano do antigo Germânico scharpf, “agudo, com borda cortante, pontudo”; justifica-se porque esse sapato tem uma ponta aguda. Aliás, a palavra escarpa, “altura íngreme de um terreno” também vem daí.

Os primeiros sapatos macios foram introduzidos na Mesopotâmia por volta de 1595 a.C. Eles consistiam num pedaço de couro enrolado no pé e atado ao artelho com tiras de couro cru. Os coturnos gregos eram um simples adereço de teatro até que foram copiados pelos romanos e incorporados à vida diária.

A forma correta de escrita da palavra é calçar.