O que significa caipira na língua Tupi-guarani?

Perguntado por: dmuniz . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

Caipira – do Tupi-Guarani: caaipura = de dentro do mato. Nome que os índios do interior de São Paulo deram aos colonizadores. Capim – do Tupi-Guarani: caá=folha; pií=fino, delgado.

Teodoro Sampaio, minucioso estudioso dos vocabulários Tupi, diz que a palavra para galinha nesta língua é sapukaîa (de « grito, gritar ») ou gûyrá (= uyrá)-sapukaîa (« ave que grita »), forma que se mantém, segundo o autor, no Nheengatu atual (Sampaio 1987, p. 167, 313).

Embu: boi; cidade e município de SP, Zona de Paranapiacaba .

É o mestiço resultante da miscigenação de branco com índio. Conhecido também por caboco, mameluco, caiçara, cariboca, curiboca, carijó. Na linguagem informal, caboclo é indivíduo indeterminado, pessoa.

O caipira formou sua cultura com uma mistura indígena e europeia. Herdou a religiosidade dos portugueses, a familiaridade com o mato, a arte das ervas e o ritmo do bate-pé com os índios. Mas sempre se podem encontrar alguns elementos africanos nos mitos e nos ritos do homem do interior.

"Aysú" significa amor em tupi-guarani.

Tchê é outro sinônimo tupi-guarani que significa 'amigo'.

"Tchau", em guarani, é aadjuma e tem o sentido de "eu estou indo".

'y ou ty (água ou rio) itá (pedra) yby (terra)

Mawé - Dicionário Ilustrado Tupi GuaraniDicionário Ilustrado Tupi Guarani.

Já cachorro, em tupi, é chamado de yawara que, na verdade, pode designar também outros animais, como o próprio gato e até a onça.

Kaiapó - Dicionário Ilustrado Tupi GuaraniDicionário Ilustrado Tupi Guarani.

Krenák - Dicionário Ilustrado Tupi GuaraniDicionário Ilustrado Tupi Guarani.

pacoba

A palavra pacoba, em guarani, significa banana. Com o decorrer do tempo, verificou-se que a 'Branca' predominava na região litorânea e o 'Pacova', na Amazônica.

Nos grupos vocálicos – ai, ei, ou, oi – há diversas alterações na maneira de falar caipira. O grupo Ai pode ser reduzido, quando diante do X, como na palavra caixa, igual a caxa. Ou faixa, que se torna faxa. Paixão passa a ser paxão.

1 araruama, babaquara, biriba, bruaqueiro, caboclo, caburé, caiçara, camisão, camponês, canguçu, capiau, capuava, casacudo, chapadeiro, guasca, jeca, lavrador, mandi, mandioqueiro, mateiro, matuto, mocorongo, muxuango, pioca, piraquara, queijeiro, roceiro, rural, rústico, saquarema, sertanejo, tabaréu, tapiocano, ...

Para a Sociologia Rural paulista, o caipira é um tipo humano específico: refere-se aos homens e mulheres livres e pobres do campo de uma ampla região do interior do Brasil, que compreende os atuais estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e estados adjacentes.

O modo caipira de falar

  1. Acabar no caritó Ficar solteirona, ficar para titia. ...
  2. Boca-de-siri. Ficar calado, fazer silêncio ou guardar segredo. ...
  3. Chorar o defunto. É o mesmo que ficar no velório, lamentar pela pessoa que faleceu. ...
  4. Emendar os bigodes. É conversar sem ter hora para terminar. ...
  5. Fuxicar. ...
  6. Pichilinga. ...
  7. Riscar da faca.

Historicamente, a vida caipira teve início com o bandeirismo, um movimento de desbravamento do interior da América do Sul por sertanistas paulistas, a partir do século XVI.

“Caipira” é um termo de origem tupi, oriundo de ka'a pora, que une caa (mato) e pora (gente). Ou seja, significa gente do mato. É uma designação que compreende a população do interior dos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso.

Agora: kunhã-porang-a - mulher bonita, (ou mulheres bonitas) - Acrescentamos um A porque o adjetivo termina em consoante. Bom em tupi é katu.