O que significa cada letra do Mnemónico Xabcde?

Perguntado por: ijordao . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

O famoso mnemônico do trauma “abcde” ganhou, na 9ª edição do PHTLS 2018, no capítulo 6 , mais uma letra: o x. O “x” é referente à hemorragia exsanguinante ou hemorragia externa grave. O atendimento pré-hospitalar nas situações de trauma sofreu, assim, uma substancial alteração.

C. A letra C do “ABCDE” do protocolo de trauma refere-se à etapa que visa justamente observar a circulação sanguínea do paciente, com a adoção de possíveis medidas para conter sangramentos e hemorragias.

Utilizado na abordagem ao politraumatizado, o Protocolo XABCDE do Trauma padroniza o atendimento inicial ao paciente e foi pensado para identificar lesões potencialmente fatais ao indivíduo. O protocolo é aplicável a todas as vítimas com quadro crítico, independentemente da idade.

Existem diversos processos para efetuar essa avaliação, um deles é o AVDI, que significa alerta, voz, dor e inconsciência. O AVDI corresponde a uma sequência de estímulos para saber qual o estado real da vítima.

A ideia surgiu após um acidente que ele sofreu, em 1976. Styner percebeu que os procedimentos de primeiros socorros a vítimas de traumas não eram adequados. Então, ele criou o protocolo ABCDE do trauma, que foi adotado, a partir de 1978, por serviços médicos de urgência e emergência em vários países.

Para saber como e quando actuar no caso de acidente foi desenvolvido um método de comportamento chamado PAS. PAS são as letras iniciais das palavras, Proteger, Avisar e Socorrer que correspondem às três funções (por ordem), que devem ser realizadas por qualquer pessoa que actue em caso de acidente.

C: Circulação com controle da hemorragia
O C é uma das letras mais importantes, uma vez que A HEMORRAGIA É A PRINCIPAL CAUSA DE MORTE EVITÁVEL NO TRAUMA.

O ABCDE

  1. A (airway) Via aérea e coluna cervical. Nesta etapa o médico deverá checar se a vítima está com as vias aéreas desobstruídas. ...
  2. B (breathing) Respiração e ventilação. ...
  3. C (circulation) Circulação e controle de hemorragia. ...
  4. D (disability) Exame neurológico. ...
  5. E (explosure) Exposição e controle térmico.

ABCDE do trauma: como otimizar seu atendimento ao paciente
B – Breathing; C – Circulation; D – Disability; E – Exposure.

Usa-se então, tanto pelo socorrista leigo, quanto pelo profissional um parâmetro para se medir e avaliar o nível de consciência da vítima chamado A.V.D.I ( Alerta, Voz, Dor e Inconsciência).

O START (Simple Triage And Rapid Treatment; Triagem Simples e Tratamento Rápido) é o método de triagem mais utilizado ao redor do mundo (G. Super et al,. 1994). É um método simples, rápido e sistematizado que se baseia na capacidade de andar, avaliação da respiração, circulação e nível de consciência.

Nesse estágio do atendimento, foi revisto o SAMPLA, sigla para a verificação de Sinais Vitais (S), Alergias (A), Medicamentos (M), Passado Médico (P), Ingestão de Líquidos (L) e Ambiente do Evento (A). Além das duas primeiras avaliações, o treinamento reforçou as práticas de atendimento em casos de falta de ar.

A sigla ABC é na verdade um acrônimo de três termos em inglês: via aérea: via aérea; respiração: respiração; circulação: circulação.

7 procedimentos de primeiros socorros que você precisa saber

  • Fazer massagem cardíaca.
  • Desengasgar.
  • Estancar sangramentos.
  • Amenizar queimaduras.
  • Desafogar.
  • Fazer transporte de vítimas.
  • Cuidar de fraturas ósseas.