O que significa cada letra ABCDE no atendimento de urgência?

Perguntado por: ebelchior9 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 5 votos

Se trata da avaliação primária do paciente traumatizado, de forma esquematizada, para maior eficiência. A: Via aérea (Airway); B: Respiração (Breathing); C: Circulação; D: Avaliação neurológica; E: Exposição.

(D) Disfunção Neurológica: análises do nível de consciência, tamanho e reatividade das pupilas, da presença de hérnia cerebral e dos sinais de lateralização, bem como do nível de lesão medular; (E) Exposição Total do Paciente: análise da extensão das lesões e o controle do ambiente com prevenção da hipotermia.

C | ABCDE do trauma: como avaliar o estado circulatório do paciente. Nessa etapa devemos identificar choque e manter a circulação avaliando 4 parâmetros: pele, pulso, perfusão e hemorragias (sangramentos externos). Ainda, deve-se identificar principais locais de sangramento: tórax, pelve, abdome e ossos longos.

A avaliação da via aérea, respiração, circulação, disfunção neurológica e exposição (ABCDE) é a principal abordagem terapêutica utilizada no tratamento de pacientes críticos.

O protocolo do trauma compreende avaliação primária, reanimação, reavaliação, avaliação secundária detalhada e tratamento definitivo. O protocolo de trauma foi desenvolvido por um médico ortopedista chamado Jim Styner, após um acidente com sua família.

Abordagem Primária Rápida
É a avaliação sucinta da consciência, respiração e circulação. Deve ser finalizada em no máximo 30 segundos.

As três etapas da APH
Compreende, portanto, três etapas: Assistência ao paciente na cena (no local da ocorrência); Transporte do paciente até o hospital; Chegada do paciente ao hospital.

Os itens que compõem o mnemônico “XABCDE” consistem em: “X” (controle de hemorragia exsanguinante); A (airways) vias aéreas com controle da coluna cervical; B (breathing) respiração e ventilação; C (circulation) circulação com controle da hemorragia; D (disability) estado neurológico; E (exposure) exposição e controle ...

O SBV é caracterizado por uma equipe formada por condutor e técnico ou auxiliar de enfermagem em uma mesma ambulância. O SAV é formado por médico, enfermeiro e condutor. Já o SIV é composto por dois enfermeiros ou enfermeiro e técnico ou auxiliar mais o condutor da ambulância”.

O protocolo ABCDE do trauma foi desenvolvido pelo cirurgião ortopédico Jim Styner. A ideia surgiu após um acidente que ele sofreu, em 1976. Styner percebeu que os procedimentos de primeiros socorros a vítimas de traumas não eram adequados.

NO ATENDIMENTO AS EMERGÊNCIAS CONTAMOS COM:
1 - INTERVENÇÃO DE LEIGOS 2 - RECONHECIMENTO DE UMA EMERGÊNCIA; 3 - COMO DECIDIR AJUDAR 4 - A SINALIZAÇÃO DO LOCAL 5 - CHAMAR O RESGATE 6 - AVALIAÇÃO DA VÍTIMA (quem deve avaliar?) 7 - ATENDER A VÍTIMA: Eficaz se for iniciado imediatamente - normalmente um leigo.

O curso ATLS (Advanced Trauma Life Support) possui um programa voltado para o treinamento de médicos e estudantes de medicina no internato para atuarem em serviços de urgência e emergência, com o objetivo padronizar e aprimorar o atendimento ao paciente com trauma.

E depois que isso acontece, quando os enfermeiros emergencistas chegam ao local é preciso fazer uma avaliação sobre as condições gerais da vítima. Essa avaliação é chamada de Avaliação Neurológica AVDI. As siglas significam Alerta, Voz, Dor e Inconsciência. Abaixo, explicamos melhor o que significa cada uma delas.

Avaliação primária do trauma. A abordagem primária do paciente traumatizado é avaliar lesões que oferecem um risco iminente à sua vida. Com isso três pilares devem orientar a sua condução nesse momento: clareza, organização e agilidade.

Como é chamado as duas técnicas para abertura da via área de vitimas ? A resposta correta é: Jaw Trust e Schint Lift.

Siga a ordem destes 5 passos:

  • Manter a calma.
  • Controlar a situação.
  • Sinalizar o local.
  • Avaliar a situação.
  • Acionar o socorro especializado.

O ABCDE do Trauma e a padronização do atendimento
O XABCDE é um mnemônico que padroniza o atendimento inicial ao paciente politraumatizado. Ele define, portanto, as prioridades na abordagem ao trauma, no sentido de padronizar o atendimento.

A diferença entre urgência e emergência é que a urgência consiste em uma condição de saúde que requer atenção médica imediata, mas não apresenta risco de vida. Já a emergência é uma condição que representa risco iminente à vida.

Presta primeiro socorro e resgate de vítimas, controla locais de acidentes para permitir a chegada dos profissionais no local da ocorrência e realiza transporte de pacientes em ambulância.