O que significa cada domingo do Advento?

Perguntado por: ocaetano . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

Nesse período celebra-se a espera do Messias, e pode ser dividido em duas partes: os dois primeiros domingos enfatizam o Advento Escatológico, o terceiro e o quarto domingo a Preparação do Natal de Cristo.

O vermelho é o sinal do amor, amor de Deus por nós e de nós por Deus e pelos nossos irmãos. Rosa é o sinal da alegria, e o branco da pureza, da vida que flui e que nasce Jesus e a humanidade. As velas são acesas uma por uma, a cada domingo que antecede o dia 25 de dezembro.

Neste segundo domingo do Advento, acende-se a segunda vela que simboliza a esperança, e representa a fé dos Patriarcas. Eles creram no dom da terra prometida. Para nós, simboliza a esperança da vida eterna com Deus, desfrutando de sua vida bem-aventurada.

Terceiro Domingo do Advento: acende-se a vela Rosa
A terceira vela acesa nos convida à alegria e ao júbilo pela aproximação da chegada de Jesus. A cor litúrgica, o rosa, indica justamente o Domingo da Alegria, ou o Domingo Gaudette, onde transborda nosso coração de alegria pela proximidade da chegada do Senhor.

Gaudete

O terceiro domingo do Advento é chamado “Gaudete”, ou da alegria, devido à primeira palavra do prefácio da Missa: Gaudete, ou seja, alegra-se. Nesta data são permitidos paramentos rosas, como sinal de alegria, e a Igreja convida os fiéis a se alegrar porque o Senhor está perto.

Vela Branca porque é o símbolo da Paz que Jesus veio trazer.

A liturgia deste domingo apresenta um apelo veemente à vigilância. O cristão não deve instalar-se no comodismo, na passividade, no desleixo, na rotina, na indiferença; mas deve caminhar, sempre atento e vigilante, preparado para acolher o Senhor que vem e para responder aos seus desafios.

O Advento é o tempo de preparação para celebrar o Natal e começa quatro domingos antes desta festa. Além disso, marca o início do novo Ano Litúrgico católico e em 2019 começará no domingo, 1º de dezembro. Advento vem do latim “ad-venio”, que quer dizer “vir, chegar”.

Na Coroa do Advento também encontramos as velas, e assim como os outros símbolos dentro desse ícone, sendo elas normalmente colocadas nas seguintes cores: Verde, Vermelha, Roxa e Branca. Abaixo conheceremos os significados das cores das Velas do Advento e quando acender-las.

as velas uma de cada cor, achando e cada uma. representa um tempo litúrgico, já que as cores são as. mesmas: verde, branco, vermelho e roxo.

4 – A última vela – branca - simboliza os Profetas, que anunciaram um reino de paz e de justiça que o Messias traria.

róseo

No terceiro Domingo do Advento (Gaudete) e o quarto Domingo da Quaresma (Laetare), é utilizado o róseo, que simboliza a alegria. A outra cor é o preto, que é utilizada nas celebrações do dia de Finados ou em missa de corpo presente.

1º Domingo do Advento – Acende-se a PRIMEIRA VELA: a vela da Vigilância. A luz nascente nos conclama a refletir e aprofundar a proximidade do Natal, onde Cristo, Salvador e Luz do mundo brilhará para a humanidade.

A vela vermelha, acesa no 1º Domingo do Advento, significa o perdão oferecido a Adão e Eva. Eles morreram na Terra, mas viverão em Deus por Jesus Cristo. Sendo Deus, Jesus se fez Filho de Adão para salvar seu pai terreno e todos nós.