O que significa CAD-RADS?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

Chamado de CAD-RADS (Coronary Artery Disease Reporting and Data System), essa classificação pode ser utilizada em nos laudos de pacientes com ou sem doença coronariana conhecida, independente do cenário clinico (ambulatorial/estável – tabela 1) ou hospitalar/emergência/instável – tabela 2), permitindo classifica as ...

Introdução: A angiotomografia computadorizada de coronárias (ATCC) com avaliação do escore de cálcio coronário (EC) e estenose coronariana, através da redução luminal é um método que possibilita avaliação de risco cardiovascular em pacientes com aterosclerose subclínica.

Este método de padronização divide os relatórios em cinco graus de acometimento, desde a ausência de placas ou reduções luminais (CAD-RADS 0) até obstrução total de segmentos coronarianos (CAD-RADS 5).

Como é realizada a angiografia? A angiografia não é um exame simples, utiliza cateteres e agulhas que são inseridos no paciente com anestesia local e para injeção de contraste. Como regra, o paciente permanece acordado e imóvel durante todo o exame.

Média: 11-100. Moderada: 101-400. Severa: >400.

Esse exame envolve dois riscos principais: uso de contraste e radiação ionizante. O uso de contraste pode causar reações alérgicas graves, inclusive choque anafilático.

O que fazer para acabar com a calcificação nas artérias

  1. Parar de fumar.
  2. Tomar medicamento indicado pelo seu médico.
  3. Fazer exercício físico.
  4. Ter uma dieta saudável.
  5. Controlar a pressão arterial.
  6. Controlar o colesterol.

Quando as calcificações coronárias levam a uma obstrução significativa ao fluxo sanguíneo para o coração faz-se necessário uma revascularização miocárdica. Esta revascularização pode ser feita através de cirurgia cardíaca (com tórax aberto) ou minimamente invasiva (angioplastia coronária).

A calcificação arterial consiste principalmente em precipitações de sal do cálcio na parede das artérias, similarmente ao que é encontrado no osso. Há diversos fatores que criam uma maior propensão a essa patologia, como idade avançada, ascendência africana, colesterol alto, tabagismo e hipertensão.

Quando o nódulo não está calcificado, significa que ele não é somente uma cicatriz, que poderia ter sua origem devido a alguma doença curada ou a algum tipo de inflamação ou infecção contida em um determinado local do pulmão.

O Cateterismo cardíaco é um exame muito importante para a Cardiologia. Através dele, é possível diagnosticar obstruções nos vasos sanguíneos que irrigam o coração, assim como outros problemas estruturais deste órgão, aperfeiçoando o diagnóstico das cardiopatias.

Ambos os exames usam contraste, mas diferente do cateterismo, que é feito com a introdução de um cateter pelo braço ou virilha sob anestesia local que vai avançando até o coração e as artérias coronárias , a angiotomografia coronariana usa apenas um cateter no braço e permite identificar desde pequenas placas.

Assim como a angiotomografia, a angiorressonância também faz imagens de artérias e veias, mas de um método diferente: é utilizado o aparelho de ressonância magnética que, diferente do primeiro, não emite radiação no corpo do paciente.

Método de Agatston - Utiliza a soma ponderada das lesões com densidade acima de 130 UH, multiplicando a área do cálcio por um fator relacionado à atenuação máxima da placa: fator 1 - se atenuação máxima < 200 UH; fator 2 - se atenuação máxima entre 200 e 300 UH; fator 3 - se atenuação máxima entre 300 e 400 UH; fator 4 ...

Na região, o único hospital público a realizar esse tipo de exame é o HES-Unicamp.

Este exame surgiu no começo dos anos 2000 e também passou por diversas melhorias, obtendo grande importância no cenário da cirurgia cardíaca.

Riscos da angiografia
O risco mais comum deste exame é uma reação alérgica ao contraste que é inserido, no entanto o médico normalmente possui medicamentos preparado para injetar caso isso aconteça. Além disso, pode também ocorrer sangramento no local de inserção do cateter ou problemas renais devido ao contraste.

A detecção de obstruções ou de entupimentos em artérias cardíacas pode ser feita por meio de exames não invasivos, como teste ergométrico, cintilografia do miocárdio, ecocardiografia de estresse ou mesmo ressonância cardíaca.

O exame de angiografia cerebral pode apresentar complicações, que podem ser neurológicas, geralmente relacionadas ao cateterismos dos vasos do pescoço ou não neurológicas sistêmicas ou locais (Tabela 1), geralmente relacionadas ao acesso vascular ou reação adversa ao contraste.

“Para saber o nível de cálcio no corpo, podem ser solicitados exames de sangue e de urina.

Para os pacientes que apresentam escore de cálcio positivo no exame, podem ser indicados métodos e medicamentos para a diminuir os níveis de colesterol no sangue, especialmente se o paciente já apresentar quadro de colesterol alto. Um controle maior da dieta também pode ser recomendado.