O que significa C5 C6 e C7?

Perguntado por: ltorres . Última atualização: 5 de janeiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Na parte alta, encontramos a coluna cervical (pescoço) e suas sete vértebras: Vértebra Cervical 1 (C1), Vértebra Cervical 2 (C2) e, assim, sucessivamente: C3, C4, C5, C6 e C7.

Coluna cervical (C1 a C7)
Na parte superior, do pescoço, está localizada a coluna cervical que vai da primeira até a sétima vértebra. Elas são chamadas de vértebras cervicais C1, C2 e assim sucessivamente até a C7.

Meu RX da coluna Cervical mostrou diminuição dos espaços discais ente C5 e C6. O que pode ser? Geralmente corresonde a um desgaste do disco entre a 5a e 6a vértebras cervicais (C5 e C6). Este desgaste pode ser ou não acompanhado de uma hérnia do disco.

C6 e C7 são níveis relacionados à sensibilidade de braço, antebraço, mão e dedos. Todavia, conforme bem colocado pelos demais colegas, as causas de dores de cabeça são inúmeras.

Coluna cervical (C1 a C7) – pescoço
Na parte alta, encontramos a coluna cervical (pescoço) e suas sete vértebras: Vértebra Cervical 1 (C1), Vértebra Cervical 2 (C2) e, assim, sucessivamente: C3, C4, C5, C6 e C7.

Caro internauta, a diminuição em altura do corpo vertebral C5 significa que a quinta vértebra da coluna cervical (C5) está com uma parte dela (o corpo vertebral) menor que o esperado para esse paciente.

Quando a hérnia de disco cervical é grave? A maior gravidade da hérnia de disco cervical é quando ela gera danos neurológicos permanentes, como perda de força nos braços e pernas, perda da sensibilidade tátil, dor limitante, perda de equilíbrio e perda do controle urinário e intestinal.

Perda parcial ou total dos movimentos. Edema local. Desalinhamento dos processos espinhosos à palpação. Desvios rotacionais e edemas cervicais anteriores.

Osteófitos marginais são crescimentos anormais de tecido ósseo em torno da articulação das vertebras, onde o disco intervertebral deveria funcionar como amortecedor entre os ossos, mas acaba ficando comprometido.

Quando a lesão ocorre abaixo da sexta vértebra cervical, a pessoa para de mexer as pernas. Isso se chama paraplegia. Quando a lesão se instala acima de C6 provoca tetraplegia, que pode ser completa ou incompleta.

Tratamento. Cerca de 90% das hérnias de disco cervicais podem melhorar com o tratamento conservador, com o uso de analgésicos, anti-inflamatórios e repouso, sem necessidade de cirurgia. A dor costuma passar dentro de três a quatro semanas.

Caso você possua alguma doença ou lesão na coluna, para que consiga a aposentadoria por invalidez, você precisará preencher os seguintes requisitos: Ter carência de 12 meses no INSS; Ter qualidade de segurado; Comprovar a incapacidade total e permanente para o trabalho.

O saco dural envolve a medula espinhal dentro da coluna vertebral. Separa o espaço epidural do espaço subaracnóideo, terminando na segunda vértebra sacral.

Sétima Proeminente (C7)
A sétima vértebra cervical possui os mesmos componentes de uma vértebra típica, porém é considerada atípica porque seu processo espinhoso é proeminente e pode ser facilmente palpável na região posterior do pescoço, quando o indivíduo realiza a flexão da cabeça.

A protusão discal, também conhecida como abaulamento discal, consiste numa deslocação do disco gelatinoso que fica entre as vértebras, na direção da medula espinhal, causando pressão sobre os nervos e levando ao surgimento de sintomas como dor, desconforto e dificuldade para se movimentar.

Em alguns casos, a dor na coluna cervical pode indicar problemas mais graves como compressão da medula espinhal, um tumor ou uma infecção na coluna.

C5 é uma (1-globulina com estrutura similar a C3 e C4). A ativação do complemento por qualquer via promove a clivagem de C5, produzindo C5a que é um potente anafilactóide e fator quimiotáxico, e C5b que possui características hidrófobas, ligando-se às superfícies lipídicas iniciando o complexo de ataque à membrana.

É bastante comum o disco intervertebral tocar o saco dural e o paciente não necessitar de cirurgia e viver normalmente. Para se saber se seu caso é cirúrgico ou não um especialista deve avaliar o paciente neurológicamente para saber se apresenta sinais ou sintomas que tenham correspondência com o local da compressão.

O tempo de afastamento do trabalho em portadores de hérnia de disco pode ser de até 15 dias ou mais que isso e, nesse último caso, o INSS deve ser acionado. Para ser concedido o auxílio-doença, o portador de hérnia de disco passará por perícia médica no INSS.