O que significa C3 a C7?

Perguntado por: malegria . Última atualização: 5 de janeiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Existem algumas classificações para se graduar as fraturas cervicais baixas. Considero a mais acessível e de fácil compreensão a do Grupo AO. Essa classificação baseia-se na morfologia da lesão.

Coluna cervical (C1 a C7) – pescoço
Esse é o segmento de maior mobilidade da coluna vertebral. Quando essas curvaturas não existem ou estão alteradas, isso é sinal de problema postural e pode estar relacionado a dores e degeneração dos discos e de vértebras.

Coluna Cervical
A Coluna Cervical (C1 -C7) é composta pelas primeiras sete vértebras. Inicia bem abaixo do crânio e termina no topo da coluna torácica. A coluna cervical tem o formato de um C invertido (curva lordótica) e é muito mais móvel do que as regiões torácica ou lombar.

Uma hérnia de disco pode causar dores no pescoço, dor irradiante nos braços, dores nos ombros e dormência ou formigamento nos braços ou mãos. A qualidade e tipo de dor pode ser enfadonho, contínua e difícil de localizar. Ela também pode ser aguda, com ardência e de fácil identificação.

Técnica: com o paciente sentado e sua cabeça em posição neutra, o terapeuta deverá posicionar seu dedo indicador sobre o processo espinhoso mais proeminente da coluna cervical (C7), e seu dedo médio da mesma mão, sobre o processo espinhoso da vertebra subjacente.

O maior risco de ter uma lesão neurológica é na hora da fratura e durante a cirurgia. No seu caso, poderia também afetar os braços(tetraplegia ou paresia) e não só as pernas (paraplegia ou paresia).

A protrusão discal é uma condição que ocorre quando o disco entre duas vértebras na sua coluna vertebral se expande ou se rompe. Isto pode fazer com que o disco pressione os nervos da sua coluna, levando dor, dormência e fraqueza nos seus braços ou pernas.

O diagnóstico desse tipo de lesão é dificultado pelos seus sinais clínicos discretos, frequente ausência de déficit neurológico e dificuldade de obtenção de bons exames radiográficos. Os pacientes geralmente apresentam dor e espasmo muscular na região cervical, ou torcicolo nos casos mais graves.

Os únicos que podem afirmar, com certeza, se há algum tumor na coluna são os exames de imagem, como a ressonância magnética, os raios-X ou tomografias, mas um exame de sangue também pode ser pedido, para avaliar alguns tumores.

Existem 33 vértebras na coluna, que são divididas em partes ou segmentos, da seguinte forma: Região cervical: 7 vértebras (C1 a C7) Região torácica ou dorsal: 12 vértebras (T1 a T12 ou D1 a D12)

Chama-se artrose cervical a doença degenerativa que afeta a zona do pescoço. Esta patologia afeta sobretudo as cartilagens, provocando desgaste, que por sua vez origina dor, por vezes aguda, nas vértebras da coluna cervical.

A protusão discal, também conhecida como abaulamento discal, consiste numa deslocação do disco gelatinoso que fica entre as vértebras, na direção da medula espinhal, causando pressão sobre os nervos e levando ao surgimento de sintomas como dor, desconforto e dificuldade para se movimentar.

CID M54 – Dorsalgia é caracterizada por dor na coluna torácica. Pode ser causada por desgaste físico ou ser sintoma de inúmeras doenças, de acordo com o Manual de Procedimentos para Doenças Relacionadas ao Trabalho, do Ministério da Saúde.

Sim. Uma pessoa com hérnia de disco pode ser aposentada por causa desse problema.

Espondilose cervical é uma condição de desgaste da coluna vertebral, mais precisamente na região do cérvix (pescoço), que costuma ser mais comum com o avanço da idade, por conta da má postura. Não há como evitar, pois é um desgaste natural, mas há tratamentos e formas de aliviar e até protelar a condição.

A espondilose cervical é a degeneração dos ossos do pescoço (vértebras) e dos discos entre elas, exercendo pressão (compressão) sobre a medula espinhal no nível do pescoço.

As fraturas tipo II são frequentemente associadas a fraturas por compressão de C3 e existe uma força em flexão em seu mecanismo. O disco e o ligamento longitudinal posterior são lesados. O tratamento também é conservador na maioria das vezes.