O que significa bully para você?

Perguntado por: acordoba . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Esta consiste em ameaçar ou intimidar alguém; humilhar por qualquer motivo; excluir; discriminar por cor, raça ou sexo; falar mal sem motivos, etc. Agressões verbais são mais comuns do que agressões físicas e, na escola, elas ocorrem com bastante frequência.

Sem uma adequada tradução para o português, o vocábulo BULLYING tem origem no termo inglês BULLY, que significa tirano, brigão ou valentão.

Na situação de bullying, é muito comum que haja uma mobilização para dar suporte às vítimas, mas o bully (quem pratica os atos) também precisa ser apoiado. “Não existe vilão aqui”. Geralmente o agressor também está em sofrimento emocional, mas é comum que não tenha consciência disso, é como um algoz de si mesmo.

Ela explica que existem diferentes tipos de bullying: os principais são o verbal, que é manifestado através de apelidos, xingamentos, insultos; o físico, quando há empurrões, socos, chutes, beliscões, tapas; o moral, quando ocorrem difamações, calúnias ou disseminação de rumores; o psicológico, que é a exclusão, ...

Segundo o texto, a intimidação sistemática por meio de ação verbal, moral, sexual, social, psicológica, física ou material será punida com pena de dois a quatro anos de reclusão e multa. Terá a mesma pena o bullying por meios virtuais ou cyberbullying.

O bullying pode causar danos imediatos e a longo prazo, não só às suas vítimas, mas a todos os envolvidos e à sociedade em que vivem, pois esses indivíduos irão crescer e futuramente se tornarão adultos problemáticos.

Não aceite o bullying e não o pratique, pense no que acontece com essa pessoa que é vítima e, se for você a vítima, fale com alguém, ninguém vai mais lhe machucar.” “Diga não ao "Bullying", diga não à "Violência". Palavras são como pedras, elas machucam.

Mensagem: o bullying é um assunto muito sério, e de responsabilidade de todos, do que sofre, do que agride e do que silencia. Apesar de ser desagradável falar de tal assunto, é necessário conversar com os alunos, pois, no fundo o agressor agride porque se sente inseguro sobre aquela pessoa.

A forma correta de escrita da palavra é bullying. As palavras bulling, buling e bullyng estão erradas.

O bullying começou a ser pesquisado entre 10 e 20 anos na Europa, quando se descobriu o que estava por trás de muitas tentativas de suicídio entre adolescente. Sem receber a atenção da escola ou dos pais, que geralmente achavam as ofensas “bobas”, a criança recorria a uma medida desesperada.

Jogo polêmico
Bully chegou a ser banido no Brasil em 2008. O jogo teve sua comercialização suspensa pelo Ministério Público do Rio Grande Sul, por supostamente “incitar a violência a professores, humilhação e ser nocivo para crianças e adolescentes”.

O bullying escolar traz inúmeras consequências negativas para a criança, algumas delas podendo ser bem graves, inclusive. Isolamento social, perda de motivação, piora no rendimento escolar e traumas psicológicos são apenas alguns exemplos de como este tipo de agressão pode prejudicar a criança que é vítima dele.

O que não é bullying? Discussões ou brigas pontuais não são bullying, ou seja, o que for resolvido no momento não é considerado agressividade repetitiva. Conflitos entre professor e aluno ou aluno e gestor também não são considerados bullying.

Os tipos de bullying diferenciam-se a partir do modo como são praticados. Podem ser entendidos como físico, moral, psicológico, material, verbal, social, sexual, preconceituoso e ciberbullying.

O agressor
É a pessoa que pratica bullying e normalmente, quer ser visto como o "popular" pelos colegas da escola.

“É importante abordar o assunto com delicadeza e empatia, ouvir atentamente dando a oportunidade de falar sobre suas experiências e sentimentos em relação ao bullying, e isso os ajudará a se sentir mais seguros e confiantes. Validar seus sentimentos, mostrando que você entende o que eles estão passando.

O bullying escolar não tem uma motivação única. Uma criança ou adolescente pode sofrer bullying no ambiente escolar por diversas razões: um aspecto físico considerado fora do padrão, um traço de personalidade menosprezado pelos demais, um jeito de pensar que não é aceito, e muitas outras.

Bullying é uma prática sistemática e constante de agressões e intimidações cometidas por uma pessoa ou grupo contra um indivíduo, causando danos, principalmente, a suas vítimas. Em casos extremos, o bullying pode resultar em agressões físicas.

A importância de se trabalha o bullying dentro dos ambientes escolares é proporcionar aos alunos uma reflexão sobre o quanto é causador de angustias e sofrimentos, para todos os envolvidos, sejam os agressores, as vítimas e ou os expectadores.

Bullying é a violência física ou psicológica contra alguém. Praticada de forma intencional e repetidamente, pode ocorrer na escola, em casa e em tantos outros ambientes. Os alvos desse tipo de agressão são pessoas que fogem fisicamente do padrão de um grupo ou que tem hábitos diferentes desse mesmo grupo.