O que significa Bolchevique russo?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

O termo bolchevismo é de origem russa e significa, literalmente, maioria (em russo, bolscinstvó). Serviu para designar a corrente política e a linha organizacional idealizada e imposta pelo líder revolucionário Vladimir Lênin ao Partido Operário Social-Democrático da Rússia (POSDR).

Os bolcheviques defendiam a revolução socialista, a instalação da ditadura do proletariado, com a aliança de operários e camponeses, enfim, acreditavam que o governo deveria ser diretamente controlado pelos trabalhadores.

Bolcheviques e Mencheviques, em tese, tinham o mesmo objetivo: instalar o socialismo na Rússia. Porém, os Bolcheviques eram mais reacionários e queriam mudança radical de política para o povo imediatamente, mesmo que pra isso fosse preciso o uso de armamento.

Lenin também defendia que os trabalhadores rebelassem-se contra o Governo Provisório, a saída imediata da Rússia da guerra (o Governo Provisório manteve o país no conflito), a nacionalização das indústrias instaladas no país, e a ideia de “Paz, pão e terra” como direitos básicos dos trabalhadores.

Os mencheviques eram uma parcela dos membros do partido comunista russo que criaram o próprio partido, chamado de menchevique. Seus membros eram pessoas de classe alta que supostamente desejavam representar o proletariado. Eles surgiram por obra de Lênin, que era um bolchevique.

Liderados por Lênin, autor da obra “Tese de Abril”, os bolcheviques defendiam a delegação de poder político nas mãos dos sovietes e a instalação de uma ditadura do proletariado. Contando com o apoio de Leon Trotski, os bolcheviques organizaram um exército incumbido de findar com o governo menchevique.

O partido foi fundado no ano de 1912 pelos bolcheviques (facção majoritária do Partido Operário Social-Democrata Russo), um grupo revolucionário, liderado por Vladimir Lenin, que ascendeu ao poder após a Revolução de Outubro de 1917.

Com as palavras de ordem de “Todo Poder aos Sovietes” e “Pão, Terra e Paz”, os bolcheviques pretendiam alcançar o poder e resolver os problemas referentes à reforma agrária, ao controle operário, à fome e à saída da guerra.

Com a grande pressão, o governo concedeu o pedido e então Lenin voltou para a Rússia e liderou os bolcheviques, defendendo o lema “Paz, terra e pão” e “Todo o poder aos sovietes”.

Lenin

Como vimos, Lenin foi o primeiro líder bolchevique a assumir o governo após a tomada do poder em 1917.

Lenin, líder e fundador do partido bolchevique, apontava como ato inaugural da Revolução Russa as reformas administrativas do Estado czarista e o fim da servidão em 1861.

Os bolcheviques eram favoráveis a uma mudança radical na Rússia, com a queda do czarismo e implantação da ditadura do proletariado, através de uma revolução comunista. Para eles, o novo governo russo, pós-revolução, deveria ser composto por uma união entre os operários e os camponeses.

Socialismo é uma filosofia política, social e econômica que abrange uma gama de sistemas econômicos e sociais caracterizados pela propriedade social dos meios de produção. Inclui as teorias políticas e movimentos associados a tais sistemas. A propriedade social pode ser pública, coletiva, cooperativa ou patrimonial.

Para evitar a possibilidade que algum Romanov fosse solto e recolocado no poder, os bolcheviques apelaram para a execução da família inteira. As consequências foram um acirramento ainda maior da ferocidade da luta entre defensores e detratores dos bolcheviques e uma radicalização desse processo.