O que significa bolachas do mar?

Perguntado por: rnascimento . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 13 votos

As bolachas-do-mar (também chamadas de bolachas-da-praia) são animais equinodermos da classe Echinoidea, a mesma dos ouriços. Esses animais ocorrem em áreas alagadas e pantanosas de água salgada, como as praias, tendo o hábito de se enterrar na areia ou detritos.

Bolacha da Praia (Leodia sexiesperforata) é caracterizado por ter um tamanho entre 4,8 e 14,5 cm de diâmetro. É um equinoderme que vive no fundo de areia. Algumas têm umas fendas para deixar a água passar e assim elas não se quebram.

Ela também tem quatro buracos ovais e finos, e sua cor é bege esbranquiçada, embora quanto mais tempo passe, mais branca fique e menos visível pareça ser sua flor. Uma curiosidade sobre esta espécie é que, apesar de viver debaixo d'água, é capaz de sobreviver a predadores por ter a habilidade de 'andar' pela areia.

Conhecem-se poucos predadores naturais que ataquem espécimes adultos, embora se tenha observado que os peixes da espécie Zoarces americanus e as estrelas-do-mar da espécie Pycnopodia helianthoides os comem ocasionalmente.

A palavra bolacha veio do latim! E é o resultado da junção da palavra "bolo" ("bulla", em latim, que significa objeto esférico) com o sufixo "acha", que aponta diminuitivo, ou seja, um bolo pequeno.

Segundo a publicação, os furos permitem que o vapor escape durante o processo de cozimento, fazendo com que os biscoitos permaneçam achatados em vez de ficarem inchados devido ao ar tentando escapar.

50 anos

Apesar de viver em fundos arenosos, a bolacha-do-mar não fica totalmente enterrada. Segundo Bruno Vellutini, do Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo, existem cerca de 150 espécies e as maiores podem durar até 50 anos!

Bolacha ou Biscoito? A diferença entre os termos está na maneira do preparo. Ambos são feitos com massa de farinha de qualquer cereal, com ou sem açúcar, gordura ou levedura. Normalmente as bolachas são secas, enquanto os biscoitos podem ser secos ou úmidos.

A bolacha Maria foi criada em 1874 por um padeiro inglês para comemorar o casamento da grã-duquesa Maria Alexandrovna da Rússia com o Duque de Edimburgo. Foi muito popular na Guerra Civil Espanhola, durante a qual foi considerada símbolo da prosperidade da economia ao ser produzida com os excedentes de trigo.

Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Pará, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte usam o biscoito. Já Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins falam a palavra 'bolacha'.

Os furinhos no biscoito servem para deixar a superfície do biscoito mais plana e regular durante o processo de assamento. Quando não temos os furos, o biscoito apresenta a formação de bolhas na superfície.

Theodore Pearson

Em 1792, Theodore Pearson, de Newburyport, Massachusetts, criou um biscoito semelhante aos crackers com farinha e água, que ele chamou de Pearson's Pilot Bread. Tornou-se um sucesso imediato entre os marinheiros por causa de sua durabilidade, e acabou por ser conhecido como "biscoito do mar".

As bolachas surgiram na Holanda, em 1703, como versões doces de biscoito. O bis cuit, termo francês para “duplamente cozido”, foi adaptado para o holandês koekje (“bolo pequeno”). Em português de Portugal, a palavra bolo denominava uma alimento achatado carregado por marinheiros.

O que são biscoitos caindo do céu? Resposta: Meteoreos.

Esses animais, diferentemente dos apresentados, não possuem braços, porém possuem cinco fileiras de pés ambulacrais.

A marca de alimentos carioca Piraquê lançou nesta semana um novo sabor do seu clássico biscoito de leite maltado, desta vez com cobertura de chocolate. Carinhosamente apelidado de “biscoito da vaquinha”, o produto já tinha a versão light de chocolate, mas sem cobertura.

A palavra bolacha é derivada de bolo e nasceu no século 18. As divergências de como chamá-lo levanta paixões na internet e remete aos regionalismos do português brasileiro. Cada estado costuma adotar a sua maneira —em São Paulo é bolacha; no Rio, biscoito—, mas alguns convivem com os dois termos.