O que significa Bobonica na gíria?

Perguntado por: smenezes . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.4 / 5 9 votos

Significado de bobonica: Gíria usada para se referir a uma pessoa muito boba e de atitudes boba...

O que é Boba da peste:
Expressão utilizada no nordeste, que serve para expressar supresa, espanto, raiva. É considerado um palavrão. Utiliza-se para subsituir o nome de algo que não se lembra.

Tem a conotação de "relógio", em alguma gíria. Talvez porque os ponteiros ficam "dando voltas em círculos" no mesmo lugar, o relógio é chamado de bobo.

1. Relativo a bubão ou que se manifesta por bubões. 2. Que se caracteriza pela formação de bubões ou caracterizada por bubões ou tumefacções ganglionares dolorosas (ex.: peste bubónica ).

Paraíba

  • Abilobado: alguém sem juízo;
  • Arribar: sair, ir embora;
  • Avoar: jogar fora, arremessar;
  • Chapéu de touro: alguém que mantém relacionamento com uma pessoa infiel;
  • Encarcar: fazer pressão;
  • Miolo de pote: coisa sem importância.

Gíria usada para se referir a uma pessoa muito boba e de atitudes bobas.

Significado de eita gota: Eita gota! ? Caramba!, expressão de espanto.

BOCÓ – Pessoa que não entende de nada.

Significado de filho da peste: É uma pessoa ruim de péssima reputação.

A cabeça era coberta com uma máscara negra que tinha a particularidade de ter um bico no qual eram colocadas ervas aromáticas misturadas com palha. Este composto tinha a finalidade de filtrar os odores fétidos da peste negra, evitando a contaminação do médico, segundo a teoria miasmática.

Eles causariam um desequilíbrio nos fluidos corporais do paciente, e acreditava-se que perfumes fortes poderiam proteger da peste. A lógica das máscaras era justamente essa: evitar que o miasma chegasse ao nariz dos médicos.

As mais citadas foram: “tega”, “tamo junto”, “tranquilo”, “de boa”, “é nós”, “qual foi”, “mina”, “vacilão”, “mano”, “tá ligado”, “pega a visão”, “tipo que” e “fala tu”.

“Jack” é gíria para estuprador, usada por detentos dentro de presídios. De acordo com a Polícia Civil, o homem ferido não possui antecedentes criminais. Atingido quatro vezes no abdome, ele foi encaminhado para o Hospital Regional de Taguatinga.

Em geral, esse ditado popular é empregado para fazer referência a pessoas que estão de mau humor, emburradas ou passaram o dia extremamente irritadas.

1 Má sorte ou adversidade; desventura, infelicidade, infortúnio, mofina, tormento: “Eu queria que seu jornal mandasse uma pessoa ver o tal do reformatório para ver como são tratados os filhos dos pobres que têm a desgraça de cair nas mãos daqueles guardas sem alma” ( JA ) . 2 Fato desastroso; calamidade.

A expressão "febre do rato" significa estar fora do controle, perder as estribeiras. Consolidou-se no uso popular nordestino como expressão de algo extravagante e tornou-se uma típica exaltação, seja para algo muito bom ou ruim.