O que significa BM na balança?

Perguntado por: irebelo . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

b) Para obter o peso e o percentual de gordura corporal (BF), hidratação (BW), massa muscular (BM) e massa óssea (BB):

f) Seu IMC, índice de massa muscular (BMI).

A perda de massa muscular é um evento natural que acontece com o envelhecimento. O evento é conhecido como sarcopenia, uma síndrome caracterizada pela redução de força e massa muscular. Ela pode se iniciar a partir dos 30 anos, e aos 50 anos ela se intensifica.

A gordura visceral é a quantidade de gordura que está armazenada na região abdominal, em redor dos órgãos vitais, como coração. O valor pode variar entre 1 e 59, sendo dividido em dois grupos: Saudável: 1 a 12. Prejudicial: 13 a 59.

É mais ou menos assim: Entre 0 e 2 anos de idade é de cerca de 75%; entre 10 e 15 anos diminui para 65%; e por aí vai até que o organismo de pessoas idosas, com mais de 60 anos, seja mais ou menos 50% de água.

Entenda como funciona a balança de bioimpedância
Devido a corrente elétrica viajar facilmente pela água, os músculos que são tecidos hidratados conseguem deixar a corrente passar rapidamente, possibilitando o aparelho calcular o valor que indica a quantidade de massa magra, gordura e água.

A quantidade de gordura corporal ideal no homem pode variar entre 16 e 20% e na mulher entre 20 e 24%, porém estes valores normalmente aumentam com a idade e, na maioria dos casos é superior na mulher. Além disso, um indivíduo que faz atividade física regularmente tem menos gordura corporal do que um que é sedentário.

O IMC é reconhecido como padrão internacional para avaliar o grau de sobrepeso e obesidade. É calculado dividindo o peso (em kg) pela altura ao quadrado (em metros).

Para calcular a porcentagem de gordura corporal, podemos utilizar a fórmula: BT= (1,20 x IMC) + (0,23 x idade) – (10,8 x sexo) – 5.4.

Chamamos gordura visceral à gordura que se acumula na cavidade abdominal (barriga), entre os vários órgãos que aí se situam, como o estômago, fígado e pâncreas. Esta é mais comum em corpos com “formato de maçã” e, quando em excesso, pode ser perigosa para a saúde.

Divida a cintura pelo quadril, se o resultado for maior que o. 85 (mulheres) ou 0.9 (homens), a gordura visceral está alta; Relação cintura-altura: divida sua altura pelo tamanho da cintura. Se o resultado der maior que 0.5, em homens e mulheres, é possível que você esteja acima do peso.

O cálculo da massa muscular pode ser feito pela avaliação das dobras cutâneas e também pela fórmula da área muscular do braço. Porém, além delas existem equipamentos tecnológicos que podem ajudar e evitar o risco de cometer erros.

O índice de massa corporal
O IMC é calculado dividindo o peso (em kg) pela altura ao quadrado (em m), de acordo com a seguinte fórmula: IMC = peso / (altura x altura).

Existem exames que conseguem avaliar o quanto há de gordura e de massa magra no corpo. Dentre eles, a bioimpedância e a composição corporal por DEXA. “A análise regular desses exames durante o processo de perda de peso auxilia muito nos resultados”, diz a endocrinologista.

Peso para idade

  1. Percentil < 0,1 – Escore-Z < -3 = Muito baixo peso para a idade;
  2. Percentil entre 0,1 e 3 – Escore-Z entre -3 e -3 = Baixo peso para a idade;
  3. Percentil entre 3 e 97 – Escore-Z entre -2 e + 2 = Peso adequado para a idade; e.
  4. Percentil > 97 – Escore-Z > +2 = Peso elevado para a idade.

De acordo com Bruna, quem está começando a fazer uma atividade física com foco em ganho de massa magra deve procurar por:

  1. Whey Protein.
  2. Creatina.
  3. BCAA.
  4. Maltodextrina.
  5. Albumina.

A atividade física contribui para a manutenção e ganho da massa muscular, uma vez que ela fortalece e tonifica os músculos. Esqueça aqueles exercícios que são compartilhados na internet. Procure ajuda em uma academia ou com um personal trainer. Eles criam o treino correto para você alcançar o resultado e evitar lesões.