O que significa bilirrubina direta alta?

Perguntado por: eAvila . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

O aumento da bilirrubina direta é sinal de que existe um problema nas vias biliares ou no fígado.

Quando as concentrações de bilirrubina ultrapassam 1,5 a 2,0 mg/dL, esse excesso de pigmento extravasa para pele, mucosas e para a membrana que recobre a esclera (parte branca dos olhos), levando a característica aparência amarelada da icterícia.

Bilirrubina direta (ou conjugada): quando a bilirrubina indireta chega ao fígado é excretada na forma de bile, constituindo um dos pigmentos biliares. Essa substância então retorna à corrente sanguínea para ser excretada nas fezes.

Se o aumento da bilirrubina é devido principalmente à parte conjugada (direta), significa que o processo de conjugação ocorreu. Então deve ser algum problema prevenindo a secreção de bilirrubina na bile, como por exemplo hepatite e obstrução biliar, e com isso a bilirrubina acumula-se no sangue.

Sintomas do excesso de bilirrubina no sangue
Pele e olhos amarelados são o principal sinal de que pode haver grandes quantidades de bilirrubina no organismo. Entretanto, se você sentir cansaço excessivo, náuseas frequentes, vômitos, dor constante na barriga e a urina estiver escura, deve buscar ajuda médica.

Níveis extremamente elevados de bilirrubina não conjugada, independentemente da causa, são perigosos. , convulsões. Quando bebês mais velhos ou crianças pequenas têm convulsões...

Normalmente a análise de bilirrubina é requerida para teste de função hepática, uma vez que o catabolismo da bilirrubina faz parte do metabolismo normal do organismo e no soro a concentração de bilirrubina total é baixa, variando de 0 até 1,2 mg/dL e de bilirrubina direta varia de 0 até 0,3 mg/dL.

Se a bilirrubina não puder passar pelo fígado e canais biliares suficientemente rápido, ela se acumula no sangue e é depositada na pele. O resultado é a icterícia. Muitas pessoas com icterícia também apresentam urina escura e fezes claras.

Resultados menores que 34 U/L indicam que a TGO está na faixa normal. Resultados maiores que 34 U/L são considerados altos e precisam de acompanhamento médico, pois podem indicar doenças no fígado.

O aumento de produção da bilirrubina indireta ocorre por três motivos, que são hemólise, extravasamento de sangue nos tecidos e desitopoiese, já o aumento de bilirrubina direta está associada a doença hepática e obstrução das vias biliares.

Se for bilirrubina direta: hepatologista ou gastroenterologista.

A bilirrubina é normalmente produzida no organismo pelo rompimento das células vermelhas do sangue e metabolizada pelo fígado para ser eliminada nas fezes. Se isso não acontece, há um aumento de bilirrubina no sangue e aparece a cor amarelada na pele.

A maior parte da bilirrubina no plasma deriva da degradação dos eritrócitos velhos pelo sistema retículo-endotelial (mononuclear-fagocitário), especialmente no baço. A bilirrubina restante provém da degradação da mioglobina, dos citocromos e de eritrócitos imaturos na medula óssea.

A dosagem de bilirrubina é importante na investigação de alguns tipos de anemia, assim como de doenças do fígado e da vesícula biliar. Ela também é importante em pessoas que ingerem bebidas alcóolicas em excesso e por isso têm maior risco de ter doença no fígado.