O que significa bexiga repleta de paredes finas?

Perguntado por: onobrega . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Um espessamento da parede da bexiga pode ser um sinal de várias condições médicas. Geralmente também é acompanhado por outros sintomas. Muitas dessas condições são facilmente tratáveis com um diagnóstico precoce. É importante relatar qualquer alteração nos seus hábitos urinários ao seu médico.

Assim, a parede vesical pode estar espessada (bexiga de esforço), o que significa que ela por muitos anos vem realizando força para promover o esvaziamento vesical da urina.

Sangramento visível na urina; desconforto ao urinar, como dor e ardência; aumento da frequência ou urgência em urinar são sintomas para acender o alerta de um possível câncer de bexiga, órgão que armazena a urina antes de ser eliminada do corpo.

Os cânceres de bexiga em estágio avançado podem provocar outros sintomas, como:

  • Impossibilidade da pessoa urinar.
  • Dor lombar.
  • Perda de apetite e perda de peso.
  • Fraqueza.
  • Inchaço nos pés.
  • Dor óssea.

Significado de anecoico
Que não se consegue visualizar pela ultrassonografia, por não originar ecos: conteúdo, cisto anecoico. Que não deixa passar o som; com pouquíssima capacidade de propagação do som.

Notar a grande quantidade de sangue (anecóico) livre na cavidade abdominal.

O tratamento pode ser cirúrgico (retirada do cisto) ou apenas acompanhamento. O tratamento varia de acordo com a idade da paciente, o tipo e o tamanho do cisto, se houve crescimento ao longo dos meses ou se estiver associado a algum desconforto.

Exame BTA. Esse exame avalia uma substância na urina denominada antígeno associado ao tumor da bexiga (BTA). Immunocyt. Esse exame examina as células na urina quanto à presença de substâncias como a mucina e o antígeno carcinoembrionário (CEA), que frequentemente são encontradas nas células cancerígenas.

A parede da bexiga é formada por várias camadas. O interior do ureter, bexiga, uretra, e partes do rim são revestidos por uma camada de células chamadas células uroteliais ou de transição, assim a camada mais interna é conhecida como urotélio ou epitélio de transição.

O tratamento medicamentoso tem dois principais mecanismos de ação. O primeiro é o uso de uma classe de medicamentos chamada alfa-bloqueadores, que têm como mecanismo de ação relaxar a musculatura lisa na região da próstata e colo vesical proporcionando uma maior abertura à passagem da urina nessa região.

Câncer na bexiga: causas e tratamentos
O tabagismo ativo e passivo é a principal causa de câncer de bexiga. Além disso, também pode ser causado por outros fatores como a exposição ocupacional prolongada às substâncias químicas cancerígenas e irritações crônicas na bexiga, como infecções e cálculos.

A análise de amostras de urina e sangue podem detectar a presença de 14 tipos de câncer, mesmo em estágios iniciais, de acordo com um estudo publicado na revista da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos (PNAS).

A tomografia computadorizada pode fornecer informações detalhadas sobre o tamanho, forma e posição de qualquer tumor no trato urinário, incluindo a bexiga. Também pode ajudar a mostrar linfonodos aumentados que podem conter câncer, bem como outros órgãos no abdômen (barriga) e pelve.

A doença também pode causar alteração do padrão miccional, como aumento da frequência, necessidade de urinar com urgência, dor ou queimação ao urinar. Em casos avançados, a pessoa pode sentir dor e apresentar emagrecimento.

O sintoma mais comum de câncer de rim é a presença de sangue na urina, chamada de hematúria e também pode ser a causa de outras doeças. Por isso, procure seu médico ao notar sinal de sangue na urina. Os sintomas também podem incluir: Dor lombar, no abdômen ou dos lados do corpo.

Hemograma completo.
Este exame se encontra frequentemente alterado em pessoas com câncer de células renais.