O que significa Beta hCG muito alto?

Perguntado por: rgaspar8 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Em 99% dos casos, se a mulher apresenta níveis elevados de gonadotrofina coriônica humana no sangue, isso significa que ela está grávida. O exame do Beta hCG sanguíneo é o método diagnóstico de gravidez com acurácia mais elevada.

Na gravidez comum, o nível do hormônio costuma chegar a até 7.340 mlU/ml nas primeiras 5 semanas, e em 86.500 mlU/ml em 6 semanas. Já na gravidez gemelar, o índice pode alcançar os 10.276 mlU/ml e 121.100 mlU/ml nos mesmos períodos.

Por exemplo: “Sabemos que, em uma gravidez viável, com beta HCG superior a 1000 mUI/mL e 6 semanas de atraso menstrual, já é esperado que a gente visualize o saco gestacional e o embrião no ultrassom”, explica Moraes.

Os testes de gravidez apontam resultado positivo quando identificam o aparecimento do HCG na urina ou no sangue de uma mulher. O que acontece é que, em alguns casos, esse hormônio está sendo produzido sem que a mulher esteja grávida, daí o nome falso positivo2.

Para evitar essas frustrações e saber qual é o período ideal para realizar o primeiro ultrassom para ver ou ouvir sinais do seu bebê, preste atenção no resultado do seu exame Beta HCG quantitativo: valores acima de 2.000 mIU/ml será possível ver o saco gestacional pelo ultrassom transvaginal, isso ocorre entre a 4ª e ...

Pelo teste de laboratório, consigo saber se estou esperando gêmeos? Não! O Beta HCG é um exame que detecta níveis de hormônios que apontam SIM ou NÃO para a gravidez. Para saber se é gestação única, gemelar ou mais, são necessários outros exames para confirmar.

BhCG abaixo de 5 mIU/ml: resultado negativo ou indetectável, não há indício de gravidez. BhCG entre 5 e 25 mIU/ml: resultado indefinido. É recomendado repetir o exame após três dias para ter certeza sobre a gestação. BhCG acima de 25 mIU/ml: resultado positivo, indica gravidez.

A única forma de saber se a gravidez é de gêmeos é fazendo uma ultrassonografia, capaz de determinar exatamente quantos bebês você está gestando. O exame de ultrassom pode diagnosticar a gravidez na sexta semana após a concepção, antes disso o exame é passível de erros.

4 semanas de gestação: entre 5 e 426 mIU/ml.

O exame pode ser repetido, a fim de acompanhar a evolução da gravidez (equilíbrio hormonal). Analisar a dosagem de beta HCG no organismo é importante em mulheres em idade fértil antes de passar por procedimentos ou ingerir medicamentos contraindicados na gravidez.

A conduta na gestação ectópica inclui garantia de suporte clínico. Poderá ser adotada conduta expectante se beta-hCG menor que 2.000 mUI/ml, em pacientes hemodinamicamente estáveis e sem sinais de irritação peritoneal, com possibilidade de fácil acesso ao serviço de saúde.

Na gravidez ectópica, a quantidade de beta-hCG aparece diminuída, em relação àquela das gestações intra-uterinas. Em gestações normais, o beta-hCG sérico dobra de valor a cada 48 horas, enquanto nas gravidezes inviáveis (abortamento ou GE) o aumento, neste período de 48 horas, é de 66%2,3.

A gravidez química acontece quando o embrião tenta se implantar no endométrio. A gravidez química ocorre quando o óvulo fecundado pelo espermatozoide (embrião), alcança a cavidade uterina e tenta se implantar no endométrio, que é a camada interna do interior do útero.

Valores elevados são encontrados em neoplasias de células germinativas e tumores trofoblásticos gestacionais (mola hidatiforme, mola parcial e coriocarcinoma). Algumas ilhotas celulares de outros tumores também podem produzir hCG, como alguns carcinomas do pulmão, estômago, pâncreas, fígado e mama.

A hCG também pode ser produzida por células neoplásicas de tumores testiculares (seminomas ou não seminomas), tumores de células germinativas ovarianas, doença trofoblástica gestacional, coriocarcinoma e vários tumores não trofoblásticos, incluindo cânceres de mama, ovário, pâncreas, cervical, gástrico e hepático.

Quais condições médicas poderiam apresentar um falso positivo?

  • cistos ovarianos.
  • doença renal.
  • certos tipos de câncer.
  • distúrbios que afetam os níveis hormonais, particularmente em mulheres na menopausa ou perimenopausa.
  • tumores das células que compõem a placenta.

Por exemplo, na 6ª ou 7ª semana, o ideal e esperado é que o beta esteja em torno de 2000 a 4000 mlU/ml de HCG. Se esse valor ultrapassar 4000 mlU/ml, pode ser indicativo de gravidez gemelar.

Caso não consiga ver nada no ultrassom de 5 semanas e tiver um ciclo irregular, é indicado esperar mais alguns dias e não se desesperar, pois é muito comum que uma mulher com poucas semanas de gravidez não consiga ver nada, nem mesmo o saco gestacional!

No caso de gravidez, a quantidade de HCG no sangue dobra (ou quase dobra) seus valores a cada 48 horas e é esse o sinal da evolução da gestação.