O que significa beata na Igreja Católica?

Perguntado por: oqueiroz9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Mulher beatificada pela Igreja. 2. Mulher que denota devoção religiosa, real ou aparente, em excesso.

No catolicismo, é o reconhecimento feito pela Igreja de que a pessoa a quem é atribuída se encontra no Paraíso, em estado de beatitude, e pode interceder por aqueles que lhe recorrem em oração. Para outras correntes cristãs não existe uma distinção entre beatificação e canonização.

Quando alguém é beatificado, essa pessoa passa a ser um exemplo das virtudes cristãs (mais ou menos como um santo), seja por martírio ou por outros exemplos, e seu culto passa a ser permitido, mas diferentemente dos santos, o culto só é permitido em sua região de origem ou onde viveu.

Abre-se então o processo para beatificação. Iniciado o processo na Congregação, em Roma, ele vai ser visto como "venerável". Aí o processo passa a ser de investigação, pesquisa e comprovação de milagres, virtudes heroicas, até ser beatificado. É preciso comprovar um milagre para ser beato.

Saiba quem são os beatos brasileiros que podem virar santos em...

  • Isabel Cristina Mrad Campos.
  • Menina Benigna.
  • Dom Helder Câmara.
  • Irmã Lindalva.
  • Albertina Berkenbrock.
  • Caminho até a canonização.

A beatificação é uma permissão de culto de um bem-aventurado atendido a um grupo de fiéis (um país ou um instituto religioso). Mas, vale lembrar que aquele bem-aventurado não é proposto como modelo de santidade pelo mundo todo e que para se tornar um beato é necessário comprovar um milagre ocorrido por sua intercessão.

A palavra beato(a) é substantivo (nome) ou adjectivo, de acordo com o contexto. Em «Um beato» ou «uma beata», é substantivo (nome), mas na expressão «um homem beato» já é um adjectivo. No Dicionário Eletrônico Houaiss, beato está registado como «adjetivo e substantivo masculino».

barona beatificada devota hipócrita prisca beata ditosa bagana guimba bituca chica ponta perisca mais...

Em 1933, foi aceita como noviça na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, em São Cristóvão, no estado de Sergipe. Em 13 de agosto de 1933, a futura santa fez a profissão de fé e, enfim, se tornou freira —daí nasce sua data litúrgica.

Caso se prove um milagre por sua graça, é beatificado. A canonização acontece com a comprovação de um segundo milagre.

Em 2019, na última cerimônia de canonização ocorrida, foi canonizada Mariam Thresia Chiramel Mankidiyan (1876-1926), uma religiosa indiana. “Trata-se de um país onde a fé católica se fortalece, com muitas vocações”, analisa o vaticanista Domingues.

De acordo com a tradição eclesiástica, ganha o título de beato aquele que realiza um milagre e de santo aquele que realiza dois milagres. No caso de João Paulo II, papa entre 1978 e 2005, houve a comprovação, pela Igreja Católica, de dois milagres.

Somente a comprovação de mais de um milagre eleva o candidato à condição de "Santo" e sua imagem pode ser venerada em todas as igrejas do mundo. Para que os milagres sejam reconhecidos, médicos especialistas de fora da Igreja precisam atestar que a cura em questão não tem explicação na ciência.

– Um santo de devoção pode ser escolhido por identificação: por exemplo, eu tenho uma forma ou um jeito de comunicar com Deus e me identifico com este santo, então, vou buscar conhecer mais, ler, me aproximar e, sobretudo, porque me identifico com a busca de santidade que Ele viveu!

Santo Ulrico

O primeiro santo canonizado foi Santo Ulrico, Bispo de Augsburgo (Baviera), falecido em 973.

Atualmente, o Brasil possui seis santos canonizados oficialmente: São Roque Gonzales, Santo Afonso Rodrigues e São João de Castilho (mártires do Rio Grande do Sul); Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus (Madre Paulina, nascida na Itália); Santo Antônio de Sant'Ana Galvão (Frei Galvão, nascido no Brasil); São ...