O que significa basófilos no exame de sangue?

Perguntado por: icaetano . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

Os basófilos são células do sangue, sendo tipos de leucócitos. Sua presença é fundamental para indicar processos inflamatórios ou infecciosos orgânicos. Assim, é fundamental que o médico esteja atento a esses valores séricos.

Basófilos = Representam de 0 a 1% das células brancas. São responsáveis pela produção de histamina. Basofilia = aumento do numero de basófilos podendo estar relacionados com a leucemia mielóide crônica, anemias hemolíticas crônicas, eritrema, varíola, varicela, após injeção de proteína heteróloga.

A comida é a melhor fonte possível desses antioxidantes, então adicione alguns dos seguintes itens à sua lista de compras: frutas vermelhas, chocolate amargo, alcachofra, café, feijão, chá verde, maçãs, tomates, vegetais de folhas verdes e peixes oleosos.

Os basófilos são ativados pela presença de estímulos como as anafilotoxinas (complementos C3a, C4a e C5a) agentes quimiotáxicos durante o processo Inflamatório e os complexos IgE-antígeno.

Basófilos. Os níveis normais de basófilos variam de 0 a 200/uL. Um nível superior a esse pode representar leucemia, mieloide crônica, catapora ou policitemia. Um nível inferior pode indicar infecções agudas, gravidez ou hipertireoidismo.

A elevação dos basófilos séricos é chamada de basofilia e frequentemente representa um mecanismo reativo observado em combinação com eosinofilia. Seu valor sérico normal varia entre 0 a 100 células/uL ou até 2% dos leucócitos totais.

Quando basófilos se deparam com alérgenos (antígenos que causam reações alérgicas), eles liberam histamina. A histamina aumenta o fluxo de sangue para os tecidos danificados, resultando em inchaço e inflamação . Os basófilos também produzem substâncias que atraem os neutrófilos e os eosinófilos ao foco do problema.

Os basófilos circulam no sangue e normalmente não são encontrados nos tecidos conjuntivos. Essa característica difere dos mastócitos que, por sua vez, não circula no sangue e são encontrados nos tecidos conjuntivos.

No entanto, percentuais baixos demais dos mesmos ( <20 células/mm³) podem indicar problemas orgânicos. As causas associadas a este quadro são: Ingestão de medicamentos que podem enfraquecer o sistema imunológico (como corticoides);

Laranja, limão, abacaxi, maracujá são algumas opções de frutas cítricas que aumentam a imunidade. Elas são ricas em vitamina C, responsável por aumentar a produção de glóbulos brancos, que fazem parte do sistema imunológico. Brócolis, couve e outros vegetais verde escuro também colaboram para uma imunidade mais alta.

A baixa imunidade pode acontecer devido a muitos fatores, incluindo dieta, infecções, medicamentos, falta de sono, álcool e tabagismo.

A hemoglobina, as plaquetas e se há presença dos blastos. Caso o resultado do hemograma indique que o nível de hemoglobina está baixo (menor que 12g/dl), plaquetas baixas (menor que 100.000/mm³) e mais de 20% de blastos, há uma grande probabilidade de ser uma leucemia aguda.

Níveis elevados de hemácias indicam policitemia, o que pode prejudicar as demais células e deixar o sangue espesso. Se o hemograma detectar uma diminuição das hemácias, pode ser sinal de anemia ou hemorragia. Os leucócitos ou glóbulos brancos são as células de defesa do corpo.

O considerado normal é, os valores que ocorrem em 95% da população sadia. 5% das pessoas sem problemas médicos podem ter valores do hemograma fora da faixa de referência (2,5% um pouco abaixo e outros 2,5% um pouco acima). Portanto, pequenas variações para mais ou para menos não necessariamente indicam alguma doença.

O diagnóstico é feito quando os valores de hemoglobina no hemograma são: Nos homens: inferior a 14 g/dL de sangue; Nas mulheres: inferior a 12 g/dL de sangue; Normalmente, esse exame de sangue já inclui a quantidade de ferritina, para que o médico possa avaliar se a anemia é causada por deficiência de ferro.

Você pode nunca ter reparado, mas seus valores estão especificados no exame de hemograma completo. Um número de leucócitos alto no sangue pode ser um sinal de que algo não vai bem, e os diagnósticos possíveis vão desde uma infecção ou inflamação até uma leucemia ou linfoma.

Contando como resultado normal quando os linfócitos estão entre 20 e 40%. Valores mais altos ou mais baixos, baseados nesta porcentagem, possibilitam ao profissional de saúde identificar a presença e o tipo de alguma patologia.