O que significa Bagual na linguagem gaúcha?

Perguntado por: lneves . Última atualização: 19 de maio de 2023
3.9 / 5 15 votos

adjetivo [Brasil: Sul] Potro arisco, recém-domado. Cavalo que não obedece ao costeio, que se tornou selvagem. [Figurado] Intratável; espantadiço. (Também se usa como substantivo.).

O "bah" é quase um suspiro que, dependendo da entonação, serve para externalizar basicamente qualquer sentimento que existe: decepção, alegria, espanto, medo, admiração, raiva. O "tchê" é uma interjeição exclamativa para chamar a atenção de alguém.

Na linguagem regional gauchesca, prevalece, atualmente, a forma escrita e falada “tchê”, empregada geralmente ao final de uma frase, como expressão de espanto, surpresa ou como forma de chamar a atenção de alguém, como se fosse um vocativo. Exemplo: “O que é isso tchê?” Mas bah tchê, tava bom barbaridade!”

Baguá, do interior do paraná, tonto, besta, pessoa caipira, sem noção.

Guaipeca: modo como os gaúchos chamam cachorros, geralmente vira-latas.

Tchê: Companheiro, amigo, interjeição
Expressão coloquial utilizada no Rio Grande do Sul, além de países vizinhos como Uruguai e Argentina. Pode se referir a alguém e ter o mesmo sentido que “cara”, “companheiro”, “moço” e “amigo”.

Tchê é uma expressão coloquial utilizada pelos povos gaúchos, em especial do Rio Grande do Sul, além dos países vizinhos, como Uruguai e Argentina. Tchê é uma expressão de saudação e exclamação, usada para se referir a alguém e tem o mesmo sentido de “cara”, “companheiro”, “moço”, “amigo” e outros sinônimos.

É carne moída em Florianópolis, ou guizado, para os gaúchos.

Neste contexto, inserem-se os Centros de Tradição Gaúcha (CTGs), característicos da região Sul do Brasil. Eles são espaços que mostram as manifestações culturais dos gaúchos e folclore como foi codificada e registrada por folcloristas.

Passado de geração em geração, uso das palavras reforça a identidade do povo gaúcho. Que todo gaúcho já usou as expressões "Tri", "Bah" e "Tchê" não há dúvidas, mas será que todo mundo sabe qual a origem delas? Pois preste atenção que nem todas foram criadas no Rio Grande do Sul, como pode-se pensar.

Do guarani pyã (coração). Forma utilizada pelos pais para chamarem carinhosamente seus filhos. Comum no linguajar dos estados do Paraná, em algumas partes de Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e sul do estado do Mato Grosso do Sul para identificar uma criança do sexo masculino.

frio de renguear cusco: muito frio! “Cusco” significa cachorro, enquanto “renguear” quer dizer algo como cambalear, ou mancar. Ou seja: está tão frio que o cachorro está cambaleando, mancando (tremendo).

Sinônimo de “eu não” e “sai fora”. Exemplo: "O sucesso dos brasileiros penetrou pessoas do mundo inteiro, lá ele".

A palavra Bah vem dos índios Arachanes que viviam no litoral do Rio Grande do Sul e foram avançando. Significa algo grande e espantoso. Gua Y Ba (rio de muita água).

Substantivo masculino diminutivo de Barbaridade, espanto, coisa fora do comum, coisa de louco.

Mas, existem dois tipos diferentes de Baguá, chamados de Baguá do Céu Anterior ou Céu Primordial e Baguá do Céu Posterior.

O Espelho Baguá (composto pelos trigramas do Céu Anterior) tem a intenção de proteção e é indicado para ser usado acima da porta de entrada de uma casa, apartamento, empresa ou espaço comercial. O seu formato é octogonal, cercado por oito trigramas do I Ching e um espelho no centro que repele energias negativas.

O que é Baguá:
Eram escolhidos a dedo dentre aqueles que tinham seus órgãos reprodutores muito bem desenvolvidos ( pênis e escroto ) e fossem também de "canela fina", pois julgavam que essa característica era própria dos negros bons trabalhadores e de boa índole.

O que é Xiru:
O xirú é um termo utilizado na região do pampa gaúcho para chamar ou se referir a um homem que se tenha estima, também conhecido por "índio velho", expressão que igualmente designa uma relação de amizade e respeito entre homens.

Pangaré, pelo-duro, reiuno e preteou o olho da gateada – A linguagem do gaúcho II. O gaúcho e o cavalo são companheiros inseparáveis.