O que significa B2 rural na conta de luz?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

O subgrupo B1 que contém a classe residencial, tem classificações para unidades consumidoras de baixa renda. Em seguida, o B2 tem classificações residencial rural, cooperativa de eletrificação rural, quando as cargas se destinam ao desenvolvimento de atividades rurais, além do serviço público de irrigação.

Segundo definição da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), a classe rural “caracteriza-se pelo fornecimento à unidade consumidora que desenvolva atividades de agricultura, pecuária ou aquicultura, dispostas nos grupos 01.1 a 01.6 ou 03.2 da Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE.”

Subgrupo B2 – rural e cooperativa de eletrificação rural; Subgrupo B3 – demais classes; Subgrupo B4 – iluminação pública.

Consumidores do Grupo B são os consumidores atendidos em baixa tensão, abaixo de 2,3 kV.

Além disso, por conta da relevância do setor agropecuário para o Brasil, os produtores rurais têm uma série de políticas públicas de incentivos, dentre eles o subsídio de energia rural, que dá descontos nas tarifas de energia elétrica.

Unidades consumidoras onde são desenvolvidas atividades do setor rural têm direito aos descontos da Tarifa Rural, conforme previsto na Seção VI da Resolução Aneel 1000/2021.

12 de julho de 2022
Os produtores rurais devem realizar o cadastro da Tarifa Rural que concede descontos na conta de energia elétrica. Para receber o subsídio na fatura de energia, é preciso que o imóvel esteja localizado na área rural e que o titular da conta comprove o vínculo com a atividade rural.

Portanto, a partir de 01/09/21, as contas de energia (exceto dos clientes inscritos na Tarifa Social de Energia Elétrica - TSEE), ficarão com o custo de R$14,20 a cada 100 quilowatt-hora consumidos.

O Taos tem desconto de 5%, assim como o T-Cross. Já os compactos Polo e Virtus possuem descontos de 4% e 6%, respectivamente. No caso dos populares Gol e Voyage, os descontos são de 10% e 12%, enquanto o Nivus tem apenas 1% de desconto.

Grupo A. De uma forma bem prática, o Grupo Tarifário A serve aqueles que irão receber energia de média e alta tensão (no caso, de 11,9 kV até 138 kV), às vezes usamos os termos MT e AT, média tensão e alta tensão respectivamente.

Grupo B. Unidades consumidoras da Baixa Tensão, das Classes Residencial (Subgrupo B1), Rural (B2), Demais Classes (B3) e Iluminação Pública (B4). Horária Branca: tarifa diferenciada de consumo de energia elétrica, de acordo com as horas de utilização do dia (postos tarifários).

A tarifa de energia rural tem um valor mais baixo em comparação à energia residencial, considerando o preço do quilowatt. Além disso, o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) cobrado também é menor.

Como saber se a conta de energia está cadastrada no NIS? As famílias de baixa renda, indígenas e quilombolas que possuem inscrição no Cadastro Único, já estão com o NIS gerado e automaticamente recebem desconto na conta de energia, de acordo com o consumo.

414/2010, cabe à concessionária proceder, gratuitamente, a obrigação de realizar as obras de infraestrutura de extensão da rede elétrica para atendimento da propriedade da consumidora, sobretudo quando ausente prova de fato impeditivo do direito invocado em juízo.

Como saber se eu tenho direito ao desconto? Para conferir se você já é cadastrado, pegue a sua última conta de luz e verifique na parte superior o campo “Subclasse”. Se neste campo estiver escrito “Residencial Baixa Renda”, você já está cadastrado, e, portanto, o desconto já está sendo aplicado automaticamente.

Ou seja, quem pode optar por serem tarifados como grupo B, são: – Unidades consumidoras com transformador de até 112,5kWA; – Hotéis somente em área de turismo, independente da potência do trafo; – Estádios e feiras agro que tenham muito consumo de energia.

No grupo A, subdividido em seis subgrupos, geralmente se enquadram indústrias e estabelecimentos comerciais de médio ou grande porte. O grupo B (baixa tensão) é caracterizado por unidades consumidoras atendidas em tensão inferior a 2,3 kV, com tarifa monômia (aplicável apenas ao consumo).

O consumidor B Optante é aquele que, embora seja atendido em média ou alta tensão, ou seja Grupo A, pode optar por ser faturado da mesma forma que consumidores do Grupo B, que não possuem contrato de demanda junto à distribuidora de energia.

Famílias no CadÚnico com renda mensal total de até três salários mínimos (R$ 3.906), que tenham uma pessoa com deficiência física cujo tratamento necessite de uso continuado de aparelhos que usem energia elétrica. Idosos com 65 anos ou mais que recebem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC)

Os programas atendem famílias de baixa renda ou beneficiárias de programas federais de desenvolvimento social, assentamentos rurais, comunidades indígenas e territórios quilombolas.

Presencial : Nas Salas de Cidadania das Superintendências Regionais e Unidades Avançadas do Incra; Nas Unidades Municipais de Cadastramento e Salas da Cidadania existentes nas prefeituras e entidades parceiras do Incra. Consulte os endereços e telefones de contatos das unidades de atendimento por estado.