O que significa avião supersônico?

Perguntado por: ipires5 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

Já pensou em viajar em um avião quase duas vezes mais rápido do que a velocidade do som? É isso o que a empresa Boom Supersonic promete para voos comerciais a partir de 2029 com seu novo projeto de avião supersônico: Overture!

Projetado para comportar até 80 passageiros, o Overture pode chegar a velocidade de 1,7 Mach - o dobro da velocidade do som e dos jatos convencionais - voando a 7.871 km. Os viajantes poderão se deslocar de Los Angeles a Honolulu em três horas, muito mais rápido que às cinco horas em aviões regulares.

Com essa força extra, a nova versão do caça da Saab tem capacidade de cruzeiro supersônico. Isso significa que a aeronave pode voar na velocidade do som sem precisar acionar o pós-combustor.

A turbulência ocorre quando o avião balança de forma repentina ou contínua por conta da movimentação do ar no exterior da cabine. É mais comum quando a aeronave atravessa nuvens, mas pode acontecer de maneira repentina, com céu claro, por vários fatores associados a temperatura, velocidade ou pressão do ar.

Concorde

Concorde deve ser o avião comercial supersônico mais famoso atualmente. Produzido entre abril de 1965 e final de 1978, a aeronave foi desenvolvida para o transporte de pessoas.

Cada aeronave custa US$ 200 milhões; devem estar disponíveis para voos comerciais em 2029.

Lockheed Martin SR-71

1- Blackbird: Esse é o avião classificado como o mais rápido do mundo com tripulação. O Lockheed Martin SR-71, conhecido como Blackbird, pode alcançar uma velocidade três vezes maior que um avião comercial, cerca de 3.700 km/h.

Avanço supersônico
A notícia vem depois que um veículo de teste Global 7500 quebrou a barreira do som durante um voo de demonstração em maio passado, atingindo velocidades superiores a Mach 1.015 (1.253 km/h).

A supersônica é aquela que fica entre um Mach e cinco Mach (cinco vezes a velocidade do som), como a do Concorde, um avião comercial que voou entre Europa e Estados Unidos entre 1976 e 2003. A hipersônica, por sua vez, é aquela que está acima de 5 Mach, atingida apenas por pequenos veículos experimentais.

Em 14 de outubro de 1947, tornou-se o primeiro avião a superar a velocidade do som, pilotado pelo capitão da Força Aérea dos Estados Unidos Charles "Chuck" Yeager. Neste voo, o de número 50 do X-1, foi atingido Mach 1,05. O X-1 era lançado de um bombardeiro B-29 modificado.

320 km/h

Gol anuncia aviões elétricos com até quatro passageiros e velocidade de 320 km/h; veja como será operação.

O Voo Supersônico é o poder de voar a grandes velocidades. É a combinação de Super Velocidade e Voo.

O Drummer Boy dos quadrinhos não tem habilidades especiais. Mas na série do Prime Video, tudo indica que Supersonic terá o poder da super-velocidade. O novo personagem é interpretado por Miles Gaston Villanueva (Nancy Drew).

Conforme o caça acelera sua velocidade, essas ondas vão se unindo e formando uma espécie de barreira, todas empilhadas em sua frente. Quando o avião supera a velocidade, acaba por romper essa barreira que é imaginária, já que não pode ser vista a olho nu.

A forma ideal de não sentir a turbulência é evitar sentar nas últimas poltronas do avião. As poltronas que estão no centro de gravidade do avião e nas asas percebem menos essas alterações, enquanto as posições que estão na cauda do avião são as que mais as percebem.

A boa notícia é que, apesar de ser uma situação bastante assustadora, nenhuma turbulência é capaz de derrubar um avião em pleno voo. Mas nem por isso as consequências de atravessá-las sem o devido cuidado devem ser subestimadas. Imagine o ar como uma massa densa e fluida, como o mar.