O que significa ausência no exame de fezes?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

Negativo significa que não há a presença de sangue oculto nas fezes ou que não foi possível identificá-lo. De qualquer forma, neste caso o risco de problemas gastrointestinais é baixo. Independente do resultado, só quem poderá te dar as orientações e o diagnóstico correto é o seu médico.

Em caso de não haver a presença de parasitas, ovos ou larvas na amostra examinada de suas fezes, o resultado do exame virá escrito NEGATIVO.

Na maior parte das vezes, eles são solicitados para verificar a presença de sangue, gordura, bactérias, protozoários ou outros vermes. O exame de gordura nas fezes, por exemplo, serve para analisar se existe má absorção ou falhas na digestão, que podem ser sintoma de alguma doença do estômago ou intestino.

A presença de cistos de protozoários indica que a contaminação fecal oral ainda é a fonte de contaminação. A ausência de positividade para ovos de helmintos pode estar relacionada a um sistema, ainda que precário, de saneamento básico ou higiene adequada.

Parasitológico de Fezes 1ª Amostra - R$18,00 - Labi Exames.

Diagnóstico de verminose
O exame de fezes é fundamental para identificar o tipo de verme causador da doença. Às vezes, pode ser necessário realizar um exame de sangue para avaliar a extensão da verminose.

O resultado é considerado falso negativo quando o teste se mostra negativo, porém o paciente tem a doença. Alguns fatores que podem gerar falsos negativos são coleta incorreta, degradação da amostra e realização do teste em momento inadequado.

O resultado positivo para sangue oculto nas fezes indica a presença de fragmentos sanguíneos no trato gastrointestinal do paciente e, por isso, é indicado fazer uma colonoscopia ou endoscopia para identificar a causa do sangramento e iniciar um tratamento.

No objetivo de rastrear qualquer incidência de cânceres relacionados ao intestino e possíveis hemorragias, o exame de sangue oculto é um dos mais pedidos em se tratando de cocô.

A amostra de fezes para esse exame pode ser obtida pelo médico durante um exame de toque retal com um dedo enluvado. Essa amostra é colocada sobre um pedaço de papel de filtro impregnado com guáiaco. Uma segunda substância química líquida (peroxidase) é acrescentada e a amostra muda de cor se houver sangue presente.

- Leucócitos fecais em número aumentado costumam ser indicativos da presença de E. coli invasora, Salmonella, Shigella, e Yersinia, assim como de amebíase, colite ulcerativa, colite associada a antibiótico, colite pseudomembranosa e doenças inflamatórias intestinais idiopáticas.

O exame parasitológico de fezes, feito a partir da análise de uma amostra do material orgânico, detecta a presença de vermes no intestino e aponta sua respectiva classificação. Os resultados são essenciais para que o médico consiga prescrever o tratamento correto em cada caso.

O oxiúro (alguns chamam de oxiúrus), conhecido cientificamente como Enterobius vermicularis ou Oxiurus vermicularis, é um helminto nematódeo (verme) de forma cilíndrica e cor branca, que mede cerca de 1 cm e provoca uma verminose intestinal denominada enterobíase, oxiuríase ou oxiurose.

Sintomas: dentre os principais sintomas estão dores no corpo, suor excessivo, vômitos, náuseas, diarreias, calafrios e dores abdominais.

Caso não seja encontrada a presença de larvas, ovos ou parasitas, o resultado do exame será negativo. A amostra que apresentar algum agente terá no resultado os nomes dos parasitas. Nesses casos, o médico responsável indica os passos para o tratamento.

No exame de fezes Coprocultura, as fezes devem ser colocadas em um recipiente adequado e enviadas ao laboratório até 24 horas após a coleta. O ideal é conservá-las na geladeira durante esse período.

Não encher o pote com as fezes, o recomendável é até a metade. Tempo para levar até o laboratório: Em até 2h: COPROCULTURA e PESQUISA DE LEUCÓCITOS FECAIS. Em até 12h: EXAME PARASITOLÓGICO DE FEZES e PESQUISA DE SANGUE OCULTO (manter em geladeira até envio).

Dentre os vermes, os mais perigosos são o Shistosoma mansoni e a Wuchereria bancrofti, responsáveis respectivamente pela esquistossomose e a filariose. Os sintomas causados pela presença de parasitas podem ser facilmente confundidos com os de outras doenças.

Teníase e cisticercose
A parasitose adquirida pela ingestão de carne de boi ou de porco mal cozidas, que contém as larvas, pode causar dores abdominais, náuseas, debilidade, perda de peso, gases, diarreia ou constipação. A infecção pode ser identificada pela eliminação espontânea de partes do verme nas fezes.

Os sintomas de vermes intestinais surgem devido à ingestão dos ovos e cistos desses microrganismos que estão presentes na terra, carnes cruas ou superfícies sujas, e que se desenvolvem no intestino, provocando sintomas como barriga inchada, dor abdominal ou comichão no ânus.

Medicamentos mais indicados: albendazol, mebendazol, tiabendazol, cambendazol, pamoato de pirantel e nitazoxanida.