O que significa ausência de sinais de malignidade categoria 1?

Perguntado por: larruda8 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Categoria 1: significa mamografia negativa, ou seja, mamas simétricas, sem massas, distorções de arquitetura ou calcificações suspeitas. Conduta: controle mamográfico periódico anual em pacientes acima de 40 anos. Categoria 2: mamografia negativa, com achados benignos.

Malignidade é a tendência de uma doença, especialmente tumores, de se tornarem progressivamente piores e potencialmente causar a morte. É caracterizada pelas propriedades de anaplasia, invasão e metástase. Maligno(a) é um termo médico adjetivo usado para descrever uma doença grave e de piora progressiva.

Sempre que o resultado for “não reagente” nos documentos de exames, significa que o indivíduo não possui aquela doença, ou esta ainda não está desenvolvida em seu organismo naquele momento.

Quando o resultado da mamografia é BI-RADS® 0, o exame foi inconclusivo. Isso pode acontecer por problemas técnicos, como mau posicionamento das mamas e axilas no aparelho, além da movimentação da paciente durante o teste. A categoria 0 também é usada quando há dúvidas sobre a existência de alguma alteração.

BI-RADS categoria 4 – Exame com achados suspeitos
BI-RADS 4A: lesão com baixa suspeita de malignidade – 2 a 10% de risco de câncer. BI-RADS 4B: lesão com moderada suspeita de malignidade – 11 a 50% de risco de câncer. BI-RADS 4C: lesão com elevada suspeita de malignidade – 51 a 95% de risco de câncer.

Categoria 1: significa mamografia negativa, ou seja, mamas simétricas, sem massas, distorções de arquitetura ou calcificações suspeitas. Conduta: controle mamográfico periódico anual em pacientes acima de 40 anos.

Categoria 1 – Exame normal ou exame negativo
Quando o laudo de mamografia é classificado como BI-RADS 1, significa que as mamas não apresentam nenhuma alteração. Elas são normais, simétricas e não foram detectadas distorções ou calcificações suspeitas. Sendo assim, o risco de lesão maligna é nulo.

Esse exame é capaz de identificar um tumor não palpável (normalmente menor do que um centímetro), assim como assimetrias e microcalcificações. Quanto menor o tumor ou a lesão maligna identificada, maiores são as chances de cura e diminuição da mortalidade.

Em geral, há três graus de agressividade: 1 (bem diferenciado), 2 (moderadamente diferenciado) e 3 (pouco diferenciado). Quanto maior o grau, mais rápido é o crescimento desse tumor e mais perigo pode oferecer ao paciente se não for iniciado o tratamento.

Negativo para malignidade: significa que não há lesão sugestiva ou precursora de um câncer; Alterações inespecíficas; Alterações que sugerem uma lesão.

Pintas com uma única cor costumam ser benignas, enquanto aquelas com duas ou mais cores ou que mudaram de cor devem ser investigadas por suspeita de malignidade. Pintas de tons escuros, variando entre preto e castanho, chamam mais atenção porque podem ser um sinal de melanoma.

Lembrando que negativo, em termos de exame, significa que está tudo bem. Essa categoria indica que nada de mau foi encontrado. O risco de malignidade é zero e é indicado apenas o rastreamento mamográfico periódico, de rotina.

Como saber se o resultado do preventivo deu normal? Papanicolau normal – Em geral, o laudo do Papanicolau primeiro descreve a qualidade da amostra enviada e depois fornece os diagnósticos. Um bom laudo precisa: Dizer que a amostra enviada foi satisfatória para avaliação pelo patologista.

Como entender o resultado de uma biópsia? Assim que a biópsia é concluída, o médico patologista examina as amostras de tecido ou fluido sob um microscópio, procurando por células anormais ou cancerosas. O laudo patológico, que pode levar de uma a duas semanas para ser concluído, é enviado ao médico do paciente.