O que significa ausência de massas e coleções?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

Isso significa que você não tem nenhum acúmulo de líquido fora do cérebro (como um hematoma pós acidente) que poderia comprimir e desviar o cérebro.

O que significa Ausência de lesões anexiais cisticas ou sólidas e de líquido livre na pelve? Significa que o exame de ultrassonografia de pelve deu normal.

O tipo de massa no trato reprodutivo feminino tende a variar de acordo com a faixa etária. Em mulheres em idade reprodutiva, a causa mais comum de aumento simétrico uterino é a gestação; outras causas comuns das massas pélvicas são fibromas uterinos e cistos ovarianos funcionais.

A presença de uma massa pode ser notada como achado incidental em exames de imagem, em geral de tomografia computadorizada (TC) de abdome e pelve ou ultrassonografia pélvica, realizados com indicação médica não relacionada à suspeita de doença pélvica ou como parte de uma triagem para malignidades ginecológicas.

Os cistos anexiais são nódulos encontrados na região anexa do útero, onde ficam localizados o útero, os ovários e as trompas de falópio. No entanto, nem todos os cistos anexiais são cancerígenos ou exigem tratamento. Porém, diferentes tipos de cisto anexial podem apresentar os mesmos sintomas.

O exame que indica algum tipo de líquido no Saco de Douglas normalmente é o ultrassom transvaginal, que também pode indicar “saco de Douglas livre”, o que significa que não há nada nele e que você não precisa se preocupar.

Massas pélvicas ou abdominopélvicas enquadram todas as lesões tumorais que crescem na pelve, estendendo-se ou não para o abdome, podendo ter causas ginecológicas ou não ginecológicas.

A ultrassonografia da pelve é feita se a dor impede um exame físico adequado ou se mais informações são necessárias. Ele pode detectar abscessos nas trompas de Falópio e ovários ou uma gravidez tubária.

Cistos ovarianos ou outras massas ovarianas são um problema ginecológico comum. Cistos funcionais, que se desenvolvem como parte do ciclo menstrual, são comuns e, em geral, desaparecem sem tratamento.

Os sintomas de câncer no colo do útero incluem sangramento vaginal, dores locais, corrimento vaginal e outros. Nesses casos, a presença de sintomas pode indicar casos já avançados, necessitando de auxílio profissional para avaliação e tratamento.

Sintomas que precisam ser investigados:
Sangramento e secreção vaginal anormal; Dor abdominal associada com queixas urinárias ou intestinais; Sangramento menstrual mais prolongado; Sangramento após a relação sexual e dores durante a relação.

O que pode levar ao câncer do colo do útero? A principal causa é a infecção por alguns tipos de vírus chamados de HPV – Papiloma Vírus Humano. Fatores como o início precoce da atividade sexual, a diversidade de parceiros, o fumo e a má higiene íntima podem facilitar a infecção.

Dores de cabeça frequentes, muitas vezes com vômitos. Alterações na visão ou mudanças repentinas de comportamento. Perda de apetite ou perda de peso não planejada. Aparecimento de pintas novas ou manchas na pele, que mudam de tamanho, forma ou cor.

A massa é uma das propriedades físicas da matéria. Pode ser entendida como uma expressão de sua inércia ou ainda como a quantidade de matéria que compõe um corpo. A massa de um corpo pode ser definida como uma expressão de sua inércia ou como a quantidade de matéria que compõe esse corpo.

substantivo feminino Qualquer porção de conteúdo pastoso ou sólido: massa de barro. Concentração do que forma um conjunto homogêneo: massa capilar. [Figurado] Multidão ou povo; aglomerado de pessoas: a massa protestou contra o preço das passagens; a massa está revoltada com o governo.

Localizado entre a bexiga urinária e o reto, o útero pode variar de tamanho e forma, de acordo com a idade, número de filhos e a estimulação hormonal. Em uma mulher adulta, seu volume normal tem em média de 50 cc a 90cc.

Líquido livre no saco de Douglas significa a ausência de líquido nesse local. O saco de Douglas ou fundo de saco de Douglas é o espaço anatômico localizado entre o útero e o reto no caso das mulheres e entre a bexiga e o reto no caso dos homens.