O que significa ausência de líquido livre na cavidade abdominal?

Perguntado por: agois . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

Ausência de líquido livre ou linfonodomegalias na cavidade abdominal. Significa em princípio não há nada inflamatório/infeccioso na cavidade abdominal.

A cavidade abdominal faz parte do tronco do animal, que é dividido em tórax, abdômen e pelve e se encontra na porção caudal ao diafragma. Ela é composta por quatro músculos, formando, assim, a parede abdominal.

Nela foi observado que 90% das mulheres apresentam líquido livre na pelve em época menstrual, ou seja, uma parte do sangue menstrual migra no sentido oposto e cai nos ovários ou na cavidade abdominal (refluxo tubário).

Causas. A ascite não é uma doença em si mesma, mas uma condição associada a algumas doenças, entre elas as insuficiências renal, cardíaca e hepática, certos tipos de câncer, algumas pancreatites, e infecções, como a esquistossomose e a tuberculose.

Em situações normais, a quantidade de líquido dentro da cavidade abdominal é nula. Algumas mulheres, contudo, podem ter pequenos volumes de líquido livre, ao redor de 10 a 20 ml, em algumas fases do ciclo menstrual, sem que isso signifique qualquer problema.

A dor é considerada crônica caso persista por mais de três a seis meses. A dor pélvica pode ser um sintoma ginecológico. Ou seja, ela pode ser provocada por um problema que afeta o sistema reprodutor feminino, ou pode ser causada por problemas no sistema urinário, digestivo ou musculoesquelético.

O diagnóstico é feito com base nos sintomas, análise de corrimento do colo do útero e da vagina e, às vezes, ultrassonografia. Ter relações sexuais com apenas um parceiro e usar preservativos reduz o risco de infecção. Os antibióticos podem eliminar a infecção.

Qual é o tratamento para doença inflamatória pélvica (DIP)? Metronidazol 500 mg, 12/12 h, por 14 dias. A doxiciclina pode ser substituída por azitromicina 500 mg, 2 comprimidos, 1x/semana, por 2 semanas. Na ausência de metronidazol 500 mg, a dose de 400 mg também pode ser usada [5].

substantivo feminino Parte cavada ou vazia de um corpo sólido; concavidade, depressão; buraco. Porção oca do corpo humano ou de um dos seus órgãos: cavidade bucal.

A dor abdominal do lado esquerdo pode ser algo simples relacionado a má digestão ou excesso de gases, mas também pode ser algo mais complexo ligado aos órgãos internos dessa região como estômago e parte intestinal.

Eles podem incluir:

  • Dor pélvica (de leve a moderada);
  • Corrimento vaginal (que pode ter odor desagradável);
  • Dor durante a relação sexual;
  • Sangramento vaginal anormal;
  • Menstruação irregular;
  • Dor ao urinar;
  • Febre, fadiga e vômitos.

A Doença Inflamatória Pélvica (DIP) é uma infecção que ataca os órgãos reprodutores femininos tais como útero, tubas uterinas e ovários. Ela costuma surgir em decorrência de complicações de alguma infecção sexualmente transmissível (IST), geralmente gonorreia ou clamídia.

As causas. A DIP surge quando a mulher é contaminada por bactérias durante o ato sexual. As mais frequentes são as que causam gonorreia, clamídia e micoplasma. Quando esses micro-organismos “sobem” do canal vaginal para a região do útero, das trompas e dos ovários, eles podem originar a doença inflamatória pélvica.

O acúmulo de líquido dentro da cavidade abdominal pode ter várias origens, entretanto é sinal de alguma anormalidade na saúde. Para a confirmação da origem do acúmulo de líquido uma paracentese é necessária, que retirará uma amostra desse líquido para análise laboratorial.