O que significa ausência de corpo lúteo na gravidez?

Perguntado por: imoreira . Última atualização: 20 de maio de 2023
/ 5 3 votos

O termo insuficiência da fase lútea na gravidez é utilizado para descrever uma condição que ocorre quando o organismo materno não produz progesterona natural suficiente para manter a função normal do endométrio e assim dar suporte à implantação, desenvolvimento do embrião e a continuidade de uma gestação.

Em algumas mulheres o corpo lúteo não produz progesterona por tempo suficiente e estas acabam abortando. atualmente alguns métodos para diagnóstico da insuficiência do corpo lúteo. O primeiro e muito tempo utilizado é a biópsia de endométrio, porém estudos recentes evidenciam que este não é um método confiável.

O corpo lúteo é uma glândula endócrina temporária, formada após a ovulação. Ela tem uma importante função, que é ser fonte de estrogênio e progesterona. Esses hormônios são favoráveis à implantação do embrião e, para que gravidez aconteça.

Os sintomas iniciais se assemelham a uma gestação normal, como menstruação atrasada, mamas doloridas, náuseas e teste de gravidez positivo. Outros sintomas como, dor pélvica importante com sangramento vaginal, que pode ser mais ou menos intenso, escuro ou aguado que o normal, reforçam a suspeita da gravidez tubária.

Se o médico não visualizar o saco gestacional no útero durante o exame ou o hormônio não aumentar de uma maneira adequada, esses podem ser sinais da gestação ectópica.

Possui duração de 11 a 16 dias, dependendo do organismo da mulher, e começa quando o folículo que continha o ovócito durante a ovulação se transforma em corpo lúteo. A partir de então, passa a produzir progesterona e estrogênio. O pico desta produção acontece geralmente no 14º dia da fase lútea.

Sintomas da fase lútea
A mudança nos níveis de progesterona próximo à menstruação pode provocar os sintomas da TPM (tensão pré-menstrual), como: Alterações de humor. Irritabilidade. Ansiedade.

Localização do bebê dentro do saco gestacional em relação à placenta sendo que, para ser menina, o embrião deve estar fixado do lado esquerdo de onde será a futura placenta. Agora, para ser considerado do sexo masculino, o embrião deve estar do lado direito do local onde se formará a placenta. Confuso?

Onde fica o corpo lúteo durante a gravidez? Quando ocorre a gravidez de fato, o corpo lúteo fica no ovário, cresce e fica bem maior que o folículo que o originou. Quanto maior o seu tamanho, melhor para a gestação, já que ele secreta progesterona para manter o endométrio nas primeiras fases da gravidez.

Essa é a sequência de eventos que compõe a fecundação. A fecundação acontece na trompa uterina. O embrião vai então percorrer o trajeto da trompa para a cavidade do útero, seguindo em divisão celular. Esse trajeto dura 5 dias, quando o embrião na fase de blastocisto chega ao útero.

Progesterona na gravidez
Se o embrião se implanta no endométrio, dando início à gestação, o corpo-lúteo produz progesterona até a 10ª semana de gestação. A partir daí, será a placenta que se encarregará de secretar progesterona até o final de gestação.

O hCG é um hormônio muito importante na manutenção da gravidez, pois sua liberação mantém o corpo-lúteo, que permanece produzindo progesterona no primeiro trimestre da gestação.

É comum que não se veja o bebê e somente o saco gestacional assim como a vesícula vitelina com 5 semanas de gravidez. Se isso acontecer, não se preocupe, é perfeitamente normal!

A placenta está totalmente formada por volta da 18ª ou 20ª semana, mas continua a crescer durante toda a gravidez.

O embrião leva cerca de 7 dias para chegar ao útero e realizar a nidação. Mas precisamos voltar algumas etapas para entender esse processo. Ele é formado a partir da união dos gametas feminino e masculino, respectivamente o óvulo e o espermatozoide.

Apesar de ser algo incomum, isso de fato acontece. Assim como existe a pseudociese (gravidez psicológica), também existe a gravidez silenciosa aonde a gestante não percebe que está grávida antes do terceiro trimestre. Ou seja, a gravidez só é percebida um pouco antes de dar a luz ou até mesmo no momento parto.

Uma gravidez ectópica deve ser suspeitada quando a ultrassonografia transvaginal não mostrar uma gestação intrauterina com um nível sérico de beta-hCG de 1500 UI /L ou superior.

Assim, o ginecologista poderá analisar a bolsa amniótica e verificar que não há embrião, batimentos cardíacos e movimento fetal. Dessa forma, é necessária a realização desse exame para ter certeza de que o saco gestacional está vazio.

O embrião ainda pode ser muito pequeno para ser visto. Antes do embrião propriamente dito, pode ser observada a vesícula vitelínica, entre 5 e 6 semanas. O embrião mesmo, com batimento cardíacos, pode ser visualizado por volta da 7a semana.

Qual é a função do corpo-lúteo? O corpo-lúteo tem a importante função de secretar os hormônios estrogênio e progesterona. Essas substâncias, em níveis adequados, melhoram a receptividade endometrial, isto é, deixam o tecido intrauterino em condições favoráveis para a implantação embrionária.