O que significa ausência de beta?

Perguntado por: axavier . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 2 votos

Um resultado abaixo do valor de referência, ou seja, abaixo de 25 mUI/mL, sugere ausência de gravidez ou que a concentração presente no sangue é muito baixa e não foi detectada no exame. No entanto, caso a suspeita de gravidez persista, é necessário repetir o teste em 48 horas.

O exame BHCG trata-se de uma coleta de sangue que quantifica a presença do hormônio HCG no sangue e mostra se há indícios de gravidez, quanto tempo de gestação e se está tudo correndo conforme o esperado.

A gravidez é confirmada quando os valores de beta-hCG são iguais ou maiores do que 5mlU/ml. Números menores podem significar resultado negativo ou gestação nos primeiros dias, quando ainda não é detectável. A quantidade de hCG também está relacionada ao número de semanas da gravidez.

É raro ocorrer um falso positivo ou uma mulher não estar grávida e dar positivo. Porém, os testes tem 0,5% de chances de erro. Portanto, o teste de gravidez pode dar errado sim, e existem algumas situações que podem sim ocorrer um falso positivo, como: Aborto recente, por ainda constar resíduos do beta HCG no sangue.

Com os testes de farmácia mais sensíveis, é possível detectar a gravidez cerca de 12 dias depois da ovulação, ou seja, alguns dias antes de o atraso menstrual acontecer. O mais garantido, porém, é fazer o exame pelo menos a partir do primeiro dia de atraso (cerca de 14 dias depois da ovulação).

– Você está grávida, mas o teste possui algum problema
Nesses casos, o reagente utilizado para detectar o B-HCG pode não estar funcionando, produzindo um resultado falso negativo. Problemas no teste podem fazer com que o resultado seja um falso negativo. Se você tem dúvidas, faça um novo teste!

Quando os níveis de hCG no início da gravidez são inferiores a 1.200 mUI / ml, a concentração de hCG geralmente dobra a cada 2-3 dias. Normalmente, o nível de hCG aumenta em pelo menos 60% a cada dois dias.

O que significa quando o teste de gravidez não aparece nada? O mostrador fica branco até que a urina entre em contato com o papel. No entanto, se após no máximo cinco minutos nenhuma das duas opções de linha apareceu, significa que o teste falhou e será, então, preciso comprar outro e repetir o procedimento.

Os mais comuns que podem indicar gestação são:

  1. Atraso na menstruação;
  2. Enjoos e vômitos;
  3. Sensibilidade e aumento das mamas;
  4. Aumento da frequência urinária.

Como saber se estou gravida pelo exame de sangue hemograma? O Hemograma não detecta gravidez. O exame ideal para esse diagnóstico é o exame beta hCG. O Hemograma ajuda no diagnóstico de câncer, infecções, inflamações e problemas com o sistema imunológico do paciente.

Um nível baixo de hCG pode significar várias coisas e deve ser verificado novamente dentro de 48-72 horas para ver como o nível está mudando. Um nível baixo pode indicar: Erro no datismo menstrual. Possível aborto espontâneo ou gravidez anembrionada.

Para realizar o exame Beta HCG, é recomendado aguardar 10 dias após a fecundação; pode ser feito também logo no primeiro dia após o atraso menstrual. O Beta HCG pode ser realizado antes desse período, em alguns casos pode apresentar resultado falso-negativo.

Lembrando que o hCG começa a ser produzido depois que o embrião se fixa na parede uterina — o que acontece entre 5 e 7 dias após a fertilização do óvulo — e o período menstrual seria correspondente a aproximadamente duas semanas após a ovulação.

Pode estar errado? Segundo a Associação Americana de Gravidez, se você obteve um resultado positivo no seu exame de beta hCG, provavelmente está grávida, porque falsos positivos são extremamente raros. Entretanto, existem algumas condições que podem causar um falso positivo, como alguns tumores.

Quando você engravida, os hormônios da gravidez podem alterar o odor da urina. Um forte odor de urina também pode indicar uma infecção do trato urinário. Por outro lado, as mulheres podem estar mais conscientes do cheiro natural de urina, semelhante à amônia, durante a gravidez, devido ao alto senso de olfato.