O que significa aumento policlonal na região da gamaglobulina?

Perguntado por: emelo3 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

A fração gamaglobulina apresenta taxas aumentadas todas as vezes que se verificar reação inflamatória, imune ou infecciosa, lembrando que tal aumento se dá de forma policlonal. Há também o aumento dessa fração de forma monoclonal presente em doenças linfoproliferativas, tais como o mieloma múltiplo.

Definição: Excesso de GAMA-GLOBULINAS no soro, devido a infecções crônicas ou PARAPROTEINEMIAS.

Já a hiperglobulinemia pode advir do estímulo antigênico promovido pela bactéria, onde há uma resposta humoral com produção excessiva de globulinas que pode levar a um quadro de hiperviscosidade sangüínea.

Gamaglobulina é uma classe de proteínas encontradas no plasma do sangue. Existem diferentes tipos de gamaglobulinas, mas o mais importante são as imunoglobulinas, também chamado de anticorpos, que ajudam a prevenir e combater infecções e doenças.

A análise serve para investigar os níveis de complexos imunes, que são a ligação entre um anticorpo e um antígeno. Essas estruturas são produzidas pelo sistema imunológico e têm a função de defender nosso organismo de invasores microscópicos — como bactérias, toxinas, vírus etc.

Os anticorpos policlonais são aqueles produzidos como resultado de uma resposta imune a um antígeno, que geralmente implica na ativação de múltiplas células B, todas as quais se dirigem a um epítopo específico nesse antígeno. Estes anticorpos se caracterizam por ter diferentes especificidades e afinidades de epítopo.

2.1.2.1 Policlonais
Anticorpos policlonais (como diz o nome) possuem vários clones, ou seja, se originam de diferentes linfócitos B, o que significa que reagem com vários epitopos do antígeno (por exemplo, várias partes de uma proteína).

Em que consiste a proteína monoclonal? A proteína monoclonal, também chamada de paraproteína ou componente-M, é a imunoglobulina monoclonal secretada por um clone de plasmócitos e detectada por métodos laboratoriais no sangue e na urina, mais frequentemente.

Esta condição é chamada de Gamopatia Monoclonal de Significado Indeterminado. Estes indivíduos podem eventualmente desenvolver a doença Mieloma Múltiplo, mas a gamopatia monoclonal por si só não requer tratamento, apenas acompanhamento médico.

Para os pacientes assintomáticos, muitas vezes o diagnóstico de mieloma múltiplo é realizado através de exames de rotina. O mais usual é o hemograma, conhecido como exame de sangue, pois através de seus resultados será possível ver as alterações das células. O médico também solicitará uma biópsia da medula óssea.

As globulinas são indicadores limitados do metabolismo protéico, tendo mais importância como indicadores de processos inflamatórios. Altos níveis de globulinas estão associados a doenças infecciosas ou a vacinações recentes.

Se um médico pediu para você diminuir sua globulina, evitar alimentos ricos em proteínas é um ótimo começo. As proteínas contêm altos níveis de globulina, então consumir esses alimentos cheios de proteína vai elevar sua globulina. A quantidade máxima de proteína que você deve consumir é 0,08 g/kg.

Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias.

Quando o organismo precisa de mais anticorpos, o teor de gamaglobulina no plasma é superior aos valores normais (2,2 to 3,9 g/dl).

O resultado normal de uma eletroforese de hemoglobina mostrará apenas a presença de hemoglobina A. Resultados anormais: Se o resultado da eletroforese mostrar a presença de outras formas de hemoglobina, além da hemoglobina A, pode ser indicativo de uma condição hereditária como a Anemia Falciforme ou Thalassemia.

O aumento da IgA pode acontecer quando houver alteração nas mucosas. A quantidade de IgA pode estar aumentada em caso de infecções respiratórias ou intestinais e na cirrose hepática, por exemplo, além de também poder haver alteração em caso de infecções na pele ou dos rins.

Trata-se de uma proteína presente na superfície de algumas células do sangue e que pode se apresentar em maiores concentrações durante reações alérgicas. A concentração de imunoglobulina E acima do normal pode estar associada também a outras questões, tais como doenças provocadas por parasitas e doenças crônicas.

Tratamento com imunoglobulina

  • Síndrome de Guillain-Barré
  • Polirradiculoneuropatia inflamatória desmielinizante.
  • Neuropatia motora multifocal.
  • Miastenia gravis.
  • Dermatomiosite.
  • Síndrome da pessoa rígida.

As gamopatias monoclonais constituem um grupo de desordens caracterizado pela proliferação monoclonal de plasmócitos, que produzem e secretam imunoglobulina ou fragmento de imunoglobulina monoclonal (proteína M) .