O que significa aumento da atividade Osteoblástica?

Perguntado por: aramos3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

O aumento da atividade osteoblástica é refletido nos níveis elevados da fosfatase alcalina (FA) total sérica ou de sua isoenzima óssea. O grau de elevação destes marcadores pode indicar a extensão da doença (monostótica ou poliostótica, envolvimento ou não do crânio) ou a severidade do acometimento ósseo.

A cintilografia pode detectar variações de até 5% no metabolismo ósseo, geralmente precedendo as alterações radiológicas, oferecendo alta sensibilidade e baixa dose de radiação mesmo na varredura de todo o esqueleto. As áreas de dano ósseo aparecem como pontos escuros na imagem do esqueleto.

Entendendo os resultados: quando a Cintilografia é normal? O resultado do exame de Cintilografia Óssea é considerado normal quando a substância radioativa injetada no paciente se distribui uniformemente pelo organismo ou pela região avaliada.

Os Osteoblastos localizam-se na superfície do osso, formando lâminas de células cuboides a colunares.

Os osteoblastos têm localização periférica, dispostos um ao lado do outro na superfície óssea. A forma dos osteoblastos é variável, de acordo com a atividade sintética: são cuboides se a atividade é intensa; se a atividade é baixa, tornam-se pavimentosos.

Radiografia. Radiografia é um exame muito simples e fácil de ser realizado nos hospitais do país. Este é um exame excelente na avaliação do câncer ósseo. A maioria dos tumores ósseos podem ser vistos pela radiografia e possuem a característica de serem mal definidos e de destruírem os ossos rapidamente.

Sinais e sintomas mais comuns de metástase de alguns tipos de câncer

  • Ossos fragilizados;
  • Dores fortes nas costas e no pescoço;
  • Dificuldade de urinar;
  • Níveis elevados de cálcio no sangue.

Como é feito o diagnóstico das metástases ósseas?

  1. Radiografia simples: Exame muito importante para confirmar a suspeita de metástase. ...
  2. Tomografia Computadorizada: Pode ser importante para avaliar o tamanho da lesão , e quanto o osso está fragilizado pela lesão tumoral.

Áreas de concentração aumentada do radiotraçador na cintilografia óssea são consideradas metástases; se existirem dúvidas acerca desta concentração anormal do radiofármaco, exames radiológicos complementares são realizados para afastar doenças benignas(2).

A cintilografia cerebral é indicada para diagnosticar doenças neurodegenerativas (Alzheimer, demência frontotemporal, multi-infarto, etc), transtornos depressivos e de ansiedade, dentre outros.

Cintilografia de Corpo Inteiro para Pesquisa de Metástases (Pci)-Iodo 131. O exame é feito para pacientes que apresentaram câncer, para avaliar se as células cancerígenas se espalharam e instalaram-se em outros órgãos, formando nódulos e tumores, a denominada metástase.

Se as metástases ósseas forem detectadas no início, o paciente poderá ser submetido a terapia sistêmica, como quimioterapia, imunoterapia ou terapia hormonal, assim como outras formas de tratamento como radioterapia ou cirurgia, ou uma combinação desses tipos de procedimentos.

Os únicos que podem afirmar, com certeza, se há algum tumor na coluna são os exames de imagem, como a ressonância magnética, os raios-X ou tomografias, mas um exame de sangue também pode ser pedido, para avaliar alguns tumores.

O efeito indireto da atividade física sobre o osso efetivado por fatores hormonais compreende a produção de citocinas e a liberação de fatores de crescimento pelas células ósseas, com conseqüente aumento da atividade osteoblástica(30).

Osteoblastos são células responsáveis pela síntese da matriz óssea. Essas células são capazes de armazenar fosfato de cálcio, fazendo parta de mineralização da matriz. Quando um osteoblasto é envolvido pela matriz óssea, ele se transforma em osteócito.

A atividade física como a musculação é fundamental para uma prevenção da osteoporose onde ela ajuda a produzir mais osteoblastos e a fortalecer mais os ossos. Também é importante fazer exames bioquímicos e se necessário suplementar de uma forma adequada.

Sobre o tecido ósseo é correto afirmar que: Os osteoclastos secretam enzimas que atuam sobre a matriz óssea para liberar cálcio. Os osteoblastos produzem e secretam a matriz óssea. O cálcio dos ossos esta em intercambio constante com o cálcio dos líquidos extracelulares.

Sintomas da osteoporose

  • Retração gengival;
  • Diminuição da força de preensão;
  • Diminuição da altura corporal;
  • Dor nas costas;
  • Formigamento nas pernas;
  • Deformidade da coluna;
  • Dor no pescoço;
  • Dor no quadril.